Viagora

Imepi fiscaliza comercialização de brinquedos no estado

O intuito é identificar produtos vendidos sem o selo de certificação do Inmetro e evitar que sejam adquiridos.

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) está realizando fiscalizações de brinquedos comercializados no estado. O intuito é identificar produtos vendidos sem o selo de certificação do Inmetro e evitar que sejam adquiridos e coloquem em risco a segurança de crianças.

O diretor-geral do Imepi, Maycon Danilo, disse que as fiscalizações estão ocorrendo desde o mês de setembro antecipando para o Dia das Crianças. “Nós temos duas equipes de qualidade que estão trabalhando no interior, nas maiores cidades. A outra equipe está em Teresina. Pelo menos 80 municípios foram fiscalizados no mês passado e agora nós estamos destruindo os produtos que não oferecem segurança aos consumidores”, explicou.

  • Foto: Divulgação/AscomBrinquedos de pelúcia também devem mostrar a composição do material.Fiscalizações do Imepi em Teresina.

Ainda segundo o diretor, ao fiscalizar o produto, o intuito é verificar se ele possui o selo de certificação do Inmetro, o que vai mostrar a confiabilidade do brinquedo. Isso comprova que ele passou por várias análises e vários testes na ordem da segurança e resistência. Além disso, é preciso estar exposto a faixa etária, existem brinquedos que possuem pequenos fragmentos que podem provocar asfixia caso a criança coloque na boca.

O Imepi alerta, ainda, que brinquedos de pelúcia devem mostrar a composição do material, já que muitos consumidores possuem alergias. O consumidor precisa ter acesso a todas as informações sobre aquilo que ele vai comprar. Quanto aos produtos importados, a importadora que os trouxer, precisa deixar bem exposto na embalagem em português as informações sobre o brinquedo. Apreendemos alguns deles que estavam nessas condições”, finalizou o diretor. 

Facebook
Veja também