Viagora

Escola estadual está abandonada há cinco anos em Teresina

Através de nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que a escola está prevista para ser reformada, devendo passar por processo licitatório com recursos no Plano Educar Piauí.

  • Kelvyn Coutinho/Viagora Unidade Escolar Gayoso e Almendra, no bairro Aeroporto, encontra-se abandonada. 1 / 6 Unidade Escolar Gayoso e Almendra, no bairro Aeroporto, encontra-se abandonada.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora Estrutura deteriorada da Unidade Escolar Gayoso e Almendra. 2 / 6 Estrutura deteriorada da Unidade Escolar Gayoso e Almendra.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora Lixo acumulado na Unidade Escolar Gayoso e Almendra. 3 / 6 Lixo acumulado na Unidade Escolar Gayoso e Almendra.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora Unidade Escolar Gayoso e Almendra vira depósito de sucata. 4 / 6 Unidade Escolar Gayoso e Almendra vira depósito de sucata.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora Muro externo da Unidade Escolar Gayoso e Almendra. 5 / 6 Muro externo da Unidade Escolar Gayoso e Almendra.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora A escola abandonada já foi Núcleo de Ensino de Jovens e Adultos. 6 / 6 A escola abandonada já foi Núcleo de Ensino de Jovens e Adultos.

O Viagora recebeu uma denúncia informando que a Unidade Escolar Gayoso e Almendra, localizada no bairro Aeroporto, zona Norte de Teresina, encontrava-se abandonada e a mercê de usuários de drogas.

A equipe de reportagem foi até o local e constatou a estrutura predial da escola totalmente deteriorada e o espaço sendo utilizado como depósito de sucata. O abandono da unidade escolar é visível também pelas rachaduras nas paredes, vegetação alta e tomando conta do espaço e pelo acúmulo de lixo nas dependências.

Moradora do bairro há 30 anos, Luana Sousa informou à equipe que já fazem cerca de cinco anos que a escola não funciona. “Era uma escola ativa, tinha bastante aluno, a maioria do pessoal do bairro estudou aqui. Tem quase cinco anos que está parada e é constante alvo de invasões”, disse.

A moradora informou ainda que o fechamento da escola nunca foi justificado pelo Poder Público e que o abandono das instalações tem prejudicado a comunidade.

“Pelo que a gente sabe foi cedido para a MP3, então ele deposita sucata eletrônica, mas mesmo assim é um perigo de contaminação e doenças. Tem muita gente moradora de rua que entra aí. Isso prejudica a comunidade porque as pessoas não têm mais acesso à educação e isso acaba também sendo um incentivo ao crime. Aqui a noite é mal iluminado e deserto, aí as pessoas entram aí para consumir drogas”, comentou.

Para Luana, o espaço da unidade escolar poderia estar sendo melhor utilizado com algo para servir à comunidade. “Várias pessoas aqui da rua já tentaram entrar em contato com o Poder Público, mas não tiveram nenhuma satisfação. Aqui poderia ser transformado em uma praça ou algo construtivo para a população do bairro”, finalizou.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para falar sobre o assunto. Através de assessoria de comunicação, o órgão enviou uma nota de esclarecimento.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação informa que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Gayoso e Almendra foram realocados na Unidade Escolar Petrônio Portela, até que aquela seja reformada. A Seduc informa ainda que as equipes de engenharia e ensino estão estudando a melhor alternativa para que a comunidade volte a utilizar essa estrutura em seu benefício, devendo a mesma ser reformada, após processo de licitatório a ser realizada com recursos do Plano Educar Piauí.

Facebook
Veja também