Galeria prejudica famílias há mais de 20 anos em Teresina
A SDU Sul informou que a galeria foi construída a céu aberto para escoamento apenas da água da chuva. A Águas de Teresina informou que o esgoto despejado no local é oriundo de ligações irregulares.
Na manhã desta segunda-feira, 28 de outubro, o Viagora esteve no bairro Porto Alegre, na zona Sul de Teresina, para apurar uma denúncia de que haveria uma galeria a céu aberto em uma rua do bairro, oferecendo riscos à saúde da população.
A equipe de reportagem foi até a Rua Celso Veras e constatou que o esgoto da região escorre em uma galeria a céu aberto que divide a rua, próximo ao cruzamento com a Avenida Ayrton Sena, principal polo de comércio do bairro.
Em alguns pontos, a galeria chega a dois metros de profundidade, oferecendo riscos não só de contaminação do ar e proliferação de doenças, mas também de possíveis acidentes com pedestres e motoristas que transitam pelo local.
A dona de casa Maria de Jesus afirmou à nossa equipe que o problema com o saneamento persiste desde que se mudou para o bairro, há 22 anos atrás. “Desde quando cheguei aqui que está desse jeito. Nunca mandaram ajeitar, sempre ficou exposto assim”, contou.
A moradora relatou que além do esgoto, algumas pessoas despejam lixo dentro da galeria, agravando o problema. “Tem gente que joga até comida aqui. Quando a gente passa por perto, a gente vê muito lixo por ali. Tem dias que ninguém aguenta o fedor, principalmente quando começa a chover”, disse.
Maria de Jesus comentou ainda que líderes comunitários do bairro já chegaram a entrar em contato com a Prefeitura de Teresina para tentar conseguir uma solução para o problema, mas não tiveram sucesso.
“Já foram atrás [da Prefeitura] para resolver isso e sempre dizem que vão vir ajeitar, mas nunca vem fazer nada. Tão fazendo um serviço bem ali, a gente até pensou que iam cobrir a galeria toda, mas é só para os carros passarem. Esse bairro aqui é desprezado pelo prefeito, ele não liga para o Porto Alegre não. Não tem saneamento, não tem saúde, não tem educação, não tem segurança”, finalizou.
Outro lado
Procurada pelo Viagora, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul informou, através de assessoria de comunicação, que a galeria foi construída a céu aberto para escoar apenas a água da chuva, e que o escoamento de esgoto no local é de responsabilidade da empresa Águas de Teresina e também emitiu a seguinte nota:
O superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, informou que a superintendência já está trabalhando na recuperação do canal e que já está sendo licitado um projeto de implantação de uma galeria para drenar as águas daquele canal. Paulo Lopes lembrou que o local recebe equipes de limpeza periodicamente.
A reportagem também procurou a empresa Águas de Teresina, que informou que devido ao bairro não possuir cobertura da rede de esgoto, os moradores são orientados a utilizar o sistema de fossa sanitária, e que o esgoto despejado na galeria seria oruindo de ligações irregulares. A empresa emitiu também a seguinte nota:
A Águas de Teresina informa que o local mostrado pela reportagem ainda não dispões da rede pública de esgotamento sanitário. A empresa alerta que o lançamento de esgotos na rua ou em galeria de águas pluviais, contaminam o meio ambiente, além de acarretar diversos prejuízos à saúde da população.
A lei complementar Nº 4.729, de 10 de junho de 2015, determina que não é permitido o despejo de águas pluviais na rede de esgotos, nem o despejo de esgotos ou de águas residuais e de lavagens, nas sarjetas dos logradouros ou em galerias de águas pluviais.
A concessionária destaca que, em um ano de operação (julho 2017 a julho de 2018), Teresina evoluiu sua cobertura de esgoto de 19% para 31%, um crescimento de mais de 60%. De forma educativa e através dos seus projetos socioambientais, a Águas de Teresina tem feito atividades visando sensibilizar a população, pois entende que saneamento básico é construído com a participação de todos.
MP investiga prefeito de Dom Expedito Lopes por irregularidades com recursos da COSIP
A investigação visa apurar suspeita de desvio de finalidade na aplicação dos recursos advindos da contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).Procon fiscaliza estabelecimentos comerciais em Corrente e Cristalândia do Piauí
Segundo o relatório, os fiscais estiveram em supermercados, farmácias, hortifrutis, panificadoras, óticas, revendas de água e lojas agropecuárias.CRM do Piauí divulga nota de pesar pela morte do neurocirurgião Jacinto Lay
Segundo informações preliminares, o profissional estava internado em estado grave após apresentar complicações relacionadas ao câncer de pele que estava em estágio de metástase.Tribunal de Justiça do Piauí empossa administrativamente novas desembargadoras
De acordo com o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a chegada das novas integrantes engrandece a Corte.Prazo para aderir ao RefisTHE 2026 termina no dia 31 de julho
O prazo, que havia sido prorrogado pelo prefeito municipal, vai até o dia 31 de julho de 2026.
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5









E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir