Viagora

Teresina supera a meta de vacinação antirrábica em campanhas

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 80% do número total de animais deve ser imunizada, na capital 97% foram vacinados.

Teresina superou a meta das duas etapas urbanas da campanha de vacinação contra raiva. De acordo com a prefeitura municipal, um total de 120.433 cães e gatos foram imunizados durante o período de campanhas, o que corresponde a 97% do total de animais estimados na capital. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 80% do número total de animais deve ser imunizada.

  • Foto: DivulgaçãoUm total de 120.433 cães e gatos foram imunizados.Um total de 120.433 cães e gatos foram imunizados.

O Ministério da Saúde afirma que a única forma de prevenção contra a raiva é a vacina, devendo ser distribuída de forma gratuita em cães e gatos. “A vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles. Durante todo o ano aplicamos a vacina na sede da Gerência de Zoonoses, nos turnos manhã e tarde”, afirma a gerente de Zoonoses de Teresina.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida do animal para o homem, por isso entra na categoria de zoonoses, possui alta taxa de mortalidade chegando a alcançar este nível em quase 100% dos casos. O vírus é transmitido através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados, na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos por serem os animais mais comuns domesticados por humanos.

O último caso de raiva em humanos em Teresina foi em 1986, já em cães foi no ano de 2011 quando um cão proveniente do interior do estado apresentou os sintomas.

Facebook
Veja também