Viagora

Prefeitura realiza limpeza em galerias e bueiros da zona Sul

A medida é realizada com o objetivo de evitar transtornos aos moradores da região com a chegada do período chuvoso na cidade.

Com o objetivo de prevenir transtornos aos moradores da região Sul de Teresina com a chegada do período chuvoso, a prefeitura intensificou a limpeza de galerias e bueiros por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul – SDU Sul.  

De acordo com o superintendente, Paulo Lopes, essa ação acontece durante o ano inteiro, mas sempre antes da chegada do período chuvoso essa atividade é reforçada. O superintende conta que nesta segunda-feira (16) as equipes estão trabalhando na galeria da Rua Francisco de Assis Garcia, na Vila da Paz, e a maioria dos materiais recolhidos é composto por lixo domésticos e até móveis velhos.

“É justamente por isso que estamos alertando para os riscos de jogar lixo nas galerias ou mesmo nas ruas. Sempre que acontece uma chuva mais intensa todo esse material é arrastado para as galerias, provocado entupimento e causando alagamentos”, comenta o gestor.

  • Foto: DivulgaçãoSDUs realizam o monitoramento.SDU Sul realiza limpeza em galerias e bueiros 

Paulo Lopes destaca ainda que o correto é colocar o lixo doméstico na calçada somente no dia programado para a passagem do caminhão da coleta e próximo do horário previsto. “Isso porque é muito comum também animais espalharem esse lixo, causando o mesmo problema”, explica o superintendente.

Em 2019, até o mês de outubro, a SDU Sul investiu quase R$ 220 mil em limpeza de galerias. Além disso, a Superintendência está realizando a recuperação de galerias e bueiros onde é necessário, como aconteceu na galeria da Rua 13 de Maio, no bairro Tabuleta.  

Facebook
Veja também