Inquérito conclui que cabo Samuel foi morto em abordagem policial
O policial do Piauí suspeitou do volume na cintura do soldado Francisco e da falta de placa da motocicleta que este conduzia.
O inquérito policial que investigou o assassinato do cabo da Polícia Militar Samuel Borges concluiu que ele realizou uma abordagem policial ao soldado Francisco Ribeiro, e não houve uma briga de trânsito, como estava sendo cogitado. De acordo com as investigações, Samuel suspeitou do volume na cintura de Francisco e da falta de placa da motocicleta que este conduzia.
Em entrevista à TV Cidade Verde, o delegado Francisco Costa, o Barêtta, disse que os dois policiais se encontraram na Avenida Presidente Kennedy, próximo a uma casa de shows, e seguiram até o cruzamento das ruas Senador Cândido Ferraz com Verbenas, na zona Leste de Teresina, onde ocorreu os disparos.
“O cabo fez a abordagem justamente porque viu um volume nas costas. Um policial experiente vai verificar que tem supostamente uma arma, e o sujeito (estava) de bermuda e usando uma moto sem placa. O cabo foi fazer abordagem”, relatou.
Toda a ação foi gravada pelo cabo Samuel. Um chegou a se identificar ao outro que eram policiais militares.
O soldado Francisco encontrava-se com duas armas, sendo uma irregular. Samuel teria dito que iria denunciar o Francisco para o Corregedoria da Polícia Militar, e tirado a chave do contato da moto do soldado, que sentiu-se intimidado.
Francisco alegou que teria sido ameaçado, versão contestada pela polícia. “Ele disse que atirou no cabo porque o cabo, além de estar filmando, fez menção de sacar a arma. Em nenhum momento o cabo sacou a arma. É tão tal que o cabo recebeu o primeiro tiro, filmando”, refutou Baretta.
Samuel foi morto com três tiros no dia 1º deste mês, em frente do filho de nove anos de idade. Francisco, que encontra-se recolhido na Penitenciária de Campo Maior, irá responder por homicídio qualificado por motivo fútil e porte ilegal de arma de fogo. O inquérito policial com mais de 130 páginas foi remetido à Justiça.
Teresina
Piauí
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP
Polícia Militar do Piauí
Polícia Militar do Piauí lançará Operação Veraneio 2026 nesta quinta-feira
A ocasião será marcada pelo envio das tropas que atuarão no litoral do estado.Homem morre após ter cabeça esmagada por carreta em acidente na zona Sul de Teresina
De acordo com informações preliminares, a vítima era passageira de uma motocicleta por aplicativo e caiu da garupa, sendo atingida pela carreta que passava no momento da queda.Operação policial contra organização criminosa prende seis pessoas em Pajeú do Piauí
O grupo teria imposto regras à comunidade com ameaças e violência para intimidar moradores, rivais e impedir denúncias às forças de segurança.Empresas podem se credenciar para abastecer frotas da Segurança Pública do Piauí
A estimativa anual ultrapassa 11 milhões de litros de combustíveis, entre gasolina, diesel S-10 e etanol, além de cerca de 215 mil litros de ARLA 32.Homem morre após ser baleado no Residencial Dunas em Parnaíba
A vítima foi atingida por aproximadamente seis disparos, chegou a ser socorrida ao HEDA, mas não resistiu aos ferimentos.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir