Viagora

Vítimas de acidentes de trânsito são as mais atendidas no HUT

Só em 2019, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou mais de quatro mil atendimentos a pacientes vítimas de acidente de trânsito.

Só em 2019, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou 4.175 atendimentos a pacientes vítimas de acidente de trânsito. Segundo dados divulgados pelo próprio hospital, mais de 80% dos casos estão ligados a acidentes envolvendo motocicletas, o que representa 17% do atendimento geral do HUT. Em números mais específicos, entre os períodos de janeiro a maio, os atendimentos são a 3.550 vítimas motocicletas; 417 de atropelamento; 167 de carro e 41 de outros meios de transporte.

O HUT oferece atendimento de urgência e emergência em 30 especialidades médicas. De acordo com a Dra. Clara Leal, diretora do HUT, o gênero masculino lidera o número de acidentes envolvendo motocicletas, com o percentual de 78% desse total. Ela conta ainda que a maior parte das vítimas são jovens com idade entre 21 e 40 anos. “Muitos estão recebendo alta com sequelas permanentes. É preciso ter mais prudência bi trânsito. Essas pessoas, geralmente, são a única fonte de renda da família”, esclarece a diretora.

O Dr. Osvaldo Mendes, médico ortopédico do HUT, salienta que quase 60% dos procedimentos cirúrgicos envolvendo pessoas vítimas do trânsito. Pontua que são fraturas graves, que precisam de longos períodos de repouso. “Além das sequelas, esses pacientes perdem parte de membros ou todo o membro ou todo o membro causando grandes traumas. Como muitos são provocados por conta da alta velocidade, as principais lesões são no sistema muscular esquelético e neurológico”, explica.

Facebook
Veja também