Viagora

Audiência discute ação policial na desocupação do Nova Teresina

A ocasião foi proposta pelo vereador Deolindo Moura (PT) que aponta irregularidades na atuação policial.

Na quinta-feira (15), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina para discutir a situação das famílias que ocupam área no bairro Nova Teresina. Estiveram presentes líderes comunitários da região, representantes da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) entre outros órgãos e moradores do bairro.

A audiência foi proposta pelo vereador Deolindo Moura (PT) que criticou a maneira como a população foi desalojada pela prefeitura, na ocasião o parlamentar apontou excessos nas ações de reintegração e a parcialidade do poder público na concessão de terrenos na capital. “É natural que o Poder Público possa fazer a defesa de seus territórios, mas, muitas vezes, isso é feito de maneira arbitrária. Um exemplo é o de outra ocupação que fica ali pertinho do Nova Teresina. Também é uma área verde da cidade, mas que foi cedida pela Prefeitura de Teresina porque a ocupação tem à frente líderes ligados à gestão municipal. Essa situação perdura por muitos e muitos bairros”, declarou.

  • Foto: Divulgação/AscomAudiência pública.Audiência pública.

O representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, disse que o órgão está apurando se houve abuso por parte dos policiais que intermediaram a ação de desocupação no Nova Teresina. “Nós temos um protocolo que deve ser seguido pelos agentes nestes casos. Se realmente for comprovado que houve excessos, nós iremos tomar as providências cabíveis”, afirmou. Ficou acordado que na próxima quarta-feira (22) será realizada uma reunião na Câmara Municipal para aprofundar o assunto junto às instituições envolvidas e à comunidade.

Facebook
Veja também