Viagora

Médicos cirurgiões pedem demissão coletiva do Hospital de Picos

A Fundação Hospital através de nota informou que não houve suspensão das atividades por parte dos médicos do Hospital Regional Justino Luz.

Os médicos cirurgiões contratados do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos decidiram pedir demissão coletiva na última quarta-feira (25).

Segundo os profissionais, o comunicado foi feito a coordenação de cirurgia do Hospital e ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí.

  • Foto: Street ViewHospital Regional Justino LuzHospital Regional Justino Luz

Em entrevista ao Viagora um dos profissionais denunciou a situação precária e sub-humana de trabalho no local, como motivo da decisão dos cirurgiões.

“Na última quarta-feira ao chegar no plantão sequer tinha água sequer para lavar uma ferida operatória por exemplo, esse fato foi até resolvido no mesmo dia, mas já existia a 48 horas e isso foi o estopim para que a classe cirúrgica pedisse demissão coletivamente. Todos os cirurgiões prestadores de serviços do Hospital Regional pediram demissão na quarta-feira passada, o motivo foi salários atrasados. O último pagamento foi referente ao mês de abril, ou seja, de maio para cá ninguém recebeu pagamento, sequer satisfação só promessa e até hoje nada.  Outro motivo foi a falta rotineira de medicamentos, a medicina tem que ser baseada em evidências e hoje a gente trabalha lá em uma medicina baseada no que tem, as vezes te um remédio, as vezes tem outro e a gente fica à mercê e todo santo dia a gente tem que chegar no plantão e perguntar o que que tem hoje e não é assim que a gente tem que tratar os nossos pacientes”.

Ainda segundo o denunciante, os profissionais só retornarão ao trabalho mediante as soluções das reivindicações. “Lá as enfermarias são insalubres, superlotadas, paciente no meio do corredor, então como médico eu digo tudo tem limite. Nós só retornaremos caso haja uma programação de pagamentos e melhores condições de trabalho e melhores condições para os pacientes, caso contrário nós não voltaremos”.

 O profissional disse também que foi marcada uma reunião para esta quinta-feira (27), e que os cirurgiões não participariam porque encontros como esse já foram feitos e nenhuma solução foi dada. “ Eles sabem o que a gente quer então e só colocar em prática”.

Outro lado

Procurada pelo Viagora sobre o assunto, a Fundação Piauiense Hospitalar emitiu uma nota sobre o caso:

A Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares esclarece que não houve suspensão das atividades por parte dos médicos do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. A diretora do hospital, Samara Sá, informou que todos os plantonistas cumpriram suas escalas normalmente. Os pagamentos referentes ao meses em aberto já foram programados, iniciando nesta sexta-feira (27).

Facebook
Veja também