Viagora

Zona Sudeste vai receber 22 novas academias populares em 2020

As academias contam com 10 aparelhos de ginástica e atendem cerca de mil pessoas por bairro, que buscam na prática de exercícios físicos melhorar a saúde e qualidade de vida.

Em 2019, a zona Sudeste recebeu 18 novas academias populares, com um investimento de R$ 1.019.323,08. Em 2020, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste vai instalar mais 22 espaços de lazer e saúde nos bairros da região, com um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

“Serão construídas duas academias previstas no contrato atual e já consta em processo de licitação a instalação de outras 20 em toda a zona Sudeste”, afirma o superintendente executivo da SDU Sudeste, Isaac Meneses. Elas contam com 10 aparelhos de ginástica e atendem cerca de mil pessoas por bairro, que buscam na prática de exercícios físicos melhorar a saúde e qualidade de vida.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaZona Sudeste vai receber 22 novas academias populares em 2020Zona Sudeste vai receber 22 novas academias populares em 2020

Nos espaços onde as academias são instaladas, geralmente praças ou parques, a população também passa a se organizar em prol de outras atividades, como dança, caminhada e artes marciais. O público costuma ser formado por pessoas da terceira idade, mas jovens, como Rafael Cerqueira, de 21 anos, também são adeptos das academias.

“Eu frequento toda semana porque, como eu danço break, preciso fazer alguns alongamentos e exercícios para manter a forma e me preparar. Antes de ter a academia popular era mais difícil, pois eu tinha que me exercitar sem o uso dos aparelhos, no chão mesmo, mas agora facilitou”, conta Rafael.

Facebook
Veja também