Teresina está em médio risco para infestação do Aedes aegypti
A gerente de Zoonoses alerta que mesmo diante da pandemia da Covid-19 a população deve ficar atenta aos possíveis criadouros do mosquito.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta quinta-feira (26) o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, e mostra que Teresina está em médio risco de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com dados da pesquisa realizada pela FMS entre os dias 16 e 20 de março em todos os bairros da capital, o Índice de Infestação Predial (IIP), que corresponde à relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado, foi de 3,0.
- Foto: Divulgação
Mosquito transmissor da dengue
A gerente de Zoonoses de Teresina, Oriana Bezerra, alerta que mesmo diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a população deve ficar atenta aos possíveis criadouros do mosquito nas residências e terrenos baldios.
“Nós da Gerência de Zoonoses estamos com nossas atividades normais, intensificando sempre todas as ações relacionadas ao controle do Aedes. Mesmo com a pandemia do coronavírus, as pessoas precisam continuar mantendo os cuidados para não acumular água em casa e também prevenir a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya”, alerta a gerente de Zoonoses.
Ainda segundo a gerente, é importante que as pessoas abram as portas para os agentes de endemia que estão em campo realizando o trabalho de vistoria em imóveis na busca de foco em potenciais criadouros.
“Solicitamos que as pessoas recebam os agentes de endemia para vistoria dos imóveis. Mantendo a distância de 2 metros entre o agente e os moradores, e a higiene básica das mãos, o trabalho dos agentes continua. Eliminando os possíveis criadouros e tratando”, ressalta Oriana.
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Centro de Controle de Zoonoses de Teresina
-
Teresina registra queda de 92% nos casos de dengue, diz FMS
Conforme a FMS, os números das duas últimas semanas do mês de julho já revelavam uma tendência de controle dos casos de dengue. -
Professor é encontrado morto na cidade de São Julião
De acordo com informações de familiares, o professor foi encontrado morto nessa terça-feira (16), no Povoado Fujona. -
Dr. Pessoa participa do corte do bolo no Poti Velho pelos 170 anos de Teresina
O ato aconteceu na tarde dessa terça-feira (16), na praça do bairro, na zona Norte da capital. -
-
Missa solene marca início da celebração aos 170 anos de Teresina
De acordo com o prefeito da capital, Dr. Pessoa, o presente ideal para Teresina é o trabalho constante para sua evolução. -
Confira a agenda dos candidatos ao Governo do Piauí desta terça
Os candidatos que estão concorrendo a disputa para Governador do Estado divulgaram suas ações de campanha.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir