Viagora

Estudante do IFPI desenvolve leite condensado de coco babaçu

A estudante de gastronomia conseguiu encontrar quatro formulações de leite condensado de babaçu que possuem texturas, aparência e sabor que se aproxima do leite condensado tradicional.

Uma estudante do curso de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal do Piauí (IFPI) no campus da zona Sul de Teresina, desenvolveu um leite condensado de coco de babaçu como trabalho de conclusão de curso.

A aluna Edna Maria Guedes Aguiar, com a orientação do professor Alessandro Lima, desenvolveu o leite condensado a base de coco babaçu como uma alternativa para as pessoas que possuem intolerância à lactose, além de ser uma inovação que agrega valor a um produto piauiense.

“A intolerância à lactose acomete cerca de 70% da população adulta mundial, e a busca por alimentos sem esse açúcar naturalmente presente em todos os leites animais, serviu de inspiração para o desenvolvimento do leite vegetal a partir do resíduo de extração do azeite de coco babaçu extra virgem”, explicou a estudante Edna Maria.

  • Foto: DivulgaçãoEstudante Edna Maria do IFPI desenvolve leite condensado de coco babaçuEstudante Edna Maria do IFPI desenvolve leite condensado de coco babaçu

No decorrer do trabalho, a estudante que também é nutricionista e já atua no desenvolvimento de receitas regionais para pessoas com restrições alimentares, conseguiu encontrar quatro formulações de leite condensado de babaçu que possuem texturas, aparências e sabores que se aproximam do leite condensado tradicional.

O novo produto desenvolvido foi testado e bem avaliado na preparação de receitas como pudim, recheios e coberturas para bolos. O leite condensado a base de coco babaçu é rico em proteínas e equilibra os demais nutrientes, com valor energético de 315 Kcal a cada 100 ml.

Facebook
Veja também