Viagora

Shopping da Cidade reabre com movimento intenso em Teresina

No primeiro dia de reabertura do shopping, localizado na Avenida Maranhão, foi registrada grande movimentação de pessoas no local.

  • Luis Marcos/ Viagora Jose Sousa, cliente do Shopping da Cidade.1 / 7 Jose Sousa, cliente do Shopping da Cidade.
  • Luis Marcos/ Viagora Itaci Alves, comerciante do Shopping da Cidade.2 / 7 Itaci Alves, comerciante do Shopping da Cidade.
  • Luis Marcos/ Viagora Pias implantadas para higienização das mãos.3 / 7 Pias implantadas para higienização das mãos.
  • Luis Marcos/ Viagora Bancos e espaços de convivência do shopping estão interditados.4 / 7 Bancos e espaços de convivência do shopping estão interditados.
  • Luis Marcos/ Viagora Dennis Loureiro, coordenador-geral do Shopping da Cidade.5 / 7 Dennis Loureiro, coordenador-geral do Shopping da Cidade.
  • Luis Marcos/ Viagora O shopping vai funcionar em esquema de rodízio no funcionamento das lojas.6 / 7 O shopping vai funcionar em esquema de rodízio no funcionamento das lojas.
  • Luis Marcos/ Viagora Equipes aferindo a temperatura dos clientes antes de adentrar no Shopping da Cidade.7 / 7 Equipes aferindo a temperatura dos clientes antes de adentrar no Shopping da Cidade.

Nesta segunda-feira, 10 de agosto, iniciou-se a primeira etapa da Fase 3 do plano de retomada gradual da economia em Teresina. Nesta fase, está permitido o funcionamento de serviços de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, transporte rodoviário coletivo de passageiros, além de atividades da administração pública geral, direta e indireta, relações exteriores e Justiça.

O Shopping da Cidade, centro popular de compras localizado no Centro da capital, também retomou suas atividades na manhã de hoje (10), após quase cinco meses parado.

A vendedora Itaci Alves comentou, em entrevista ao Viagora, que tem grandes expectativas para a reabertura do shopping, já que as vendas por delivery estavam baixas.

“Tenho uma loja de bolsas, alguns clientes que já eram fixos me ligaram para comprar alguns produtos e eu fiz a entrega, mas só vendi quando esses clientes faziam pedido, o resto estava parado. Com fé em Deus vamos ter um bom retorno, porque tinha muita gente ansiosa para a reabertura do shopping”, declarou.

A comerciante ainda afirmou que os lojistas tiveram que tomar uma série de medidas de segurança para retomarem as suas atividades.

“Nós tivemos que reduzir a mercadoria, botar toda dentro do box. Não pode expor nada fora, o cliente não pode ficar tocando na mercadoria e nem ficar dentro do box. Nós temos que estar com álcool para ficar esterilizando tudo que o cliente pegar, caso ele queira tocar na mercadoria”, explicou.

Jose Sousa é cliente assídua do Shopping da Cidade e declarou que há muito aguardava a reabertura do centro de compras.

“Eu estava esperando essa reabertura. Aqui é um lugar mais acessível, tanto de local quanto de valores. Acho que vai melhorar a nossa situação com essa reabertura. Eu gostei das medidas de segurança, quando a gente entra tem o pessoal fazendo a medição de temperatura e têm pias na entrada para lavar as mãos”, comentou.

Dennis Loureiro, coordenador do Shopping da Cidade, explicou que o plano de retomada das atividades foi elaborado em conjunto pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI), a Prefeitura de Teresina e a Vigilância Sanitária.

“Foi feito um protocolo de reabertura do shopping com algumas regras, dentre elas a adequação do nosso shopping à essa nova realidade, como a colocação de pias, controle da quantidade de pessoas por corredor, demarcação e sinalização para distanciamento, e controle da quantidade de pessoas que adentram o shopping, limitada a mil pessoas”, disse.

O coordenador afirmou que o controle do distanciamento social está sendo feito com equipes de profissionais que orientam as pessoas a manter distância umas das outras.

“Nós estamos orientando as pessoas sobre isso. Pensamos que haveria uma certa dificuldade, mas até o momento não tivemos essa dificuldade, as pessoas estão bem conscientes. O pessoal da segurança está fazendo esse trabalho e nós da administração estamos auxiliando nessa questão”, comentou.

Dennis informou que além da limitação de pessoas dentro do espaço do shopping, também foi estabelecido uma limitação de pessoas dentro dos boxes.

“Um box pequeno pode comportar apenas uma pessoa. Dois e três boxes comportam duas pessoas. A cada 8m² podem haver só duas pessoas no espaço do box”, declarou.

O coordenador comentou que já era esperada uma grande movimentação no primeiro dia de reabertura.

“O nosso shopping é um polo econômico muito forte aqui na nossa capital. As pessoas estavam sempre perguntando quando ia abrir e já estávamos com essa expectativa do retorno ter essa quantidade grande de pessoas”, disse.

O Shopping da Cidade também seguirá um sistema de rodízio de lojas abertas, no intuito de não haver grandes aglomerações. Sobre isso, Dennis afirmou que o esquema de rodízio seguirá o funcionamento do comércio e que as lojas foram divididas em dois grupos.

“O funcionamento vai ser durante quatro dias da semana, vamos seguir o horário do comércio de 9h às 15h, são seis horas corridas no total. Um dia vai abrir os boxes de frente para a Praça da Bandeira e no outro dia vão abrir os boxes de frente para a Avenida Maranhão”, finalizou.

Facebook
Veja também