Viagora

TJ-PI manda prender prefeito Quirino Avelino, secretário e empresários

O Gaeco também deu cumprimento ao mandado de afastamento do gestor do cargo de prefeito municipal de Itaueira.

Nesta terça-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Militar e a Polícia Civil estão cumprindo mandados de prisão preventiva em face do prefeito de Itaueira, Quirino Avelino, do secretário municipal de Obras, Gaston de Sousa Cavalcante, e dos empresários Jeremias Pereira da Silva e Edivá de Sousa Cavalcante. O cumprimento dos mandados é um desdobramento da Operação Perpetuatio.

De acordo com informações do Gaeco, até agora, foi realizada a prisão apenas do empresário Jeremias Pereira da Silva, enquanto diligências estão sendo realizadas no sentido de efetuar a prisão dos demais.

  • Foto: GP1Prefeito de Itaueira, Quirino Avelino.Prefeito de Itaueira, Quirino Avelino.

Ainda foi dado cumprimento a mandado de afastamento de Quirino Avelino do cargo de prefeito municipal, tendo sido notificado o presidente da Câmara Municipal para dar posse imediata ao vice-prefeito do município, para que seja dada continuidade das atividades da administração municipal.

O Gaeco também ofereceu denúncia criminal por organização criminosa liderada por Quirino Avelino e outros envolvidos, imputando a esses também os crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, dentre outros. Foram denunciados Quirino de Alencar Avelino, Edivá de Sousa Cavalcante, Gaston de Sousa Cavalcante, Maria de França Avelino, Genival Joaquim de Moura, Eliene Helena dos Santos Moura, Roberto Lima de Farias, Jeremias Pereira da Silva, Francisco Vieira da Silva e Raimundo Fagner Siqueira Bueno.

Os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, seiscentos e treze reais e trinta e oito centavos), sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos, para totalizar o valor desviado pela organização criminosa.

Facebook
Veja também