Viagora

Prefeitura instala mobiliários interativos em parada de ônibus de Teresina

Segundo a prefeitura de Teresina, a iniciativa promove mais informação sobre o transporte público da capital através das intervenções lúdicas, apresentando os dados de observatório.

Nesta quinta-feira (28), a prefeitura de Teresina, por meio do Departamento Agenda Teresina 2030, ligada a Secretária Municipal de Planejamento, aplicou uma série de técnicas de urbanismo tático que pretendem aproximar os passageiros que utilizam o transporte público dos espaços urbanos da capital, garantindo que eles possam testar formas de melhorar esses locais. A intervenção foi realizada nas paradas de ônibus de Teresina localizadas na Praça da Bandeira, centro de Teresina.

Segundo a prefeitura de Teresina, a iniciativa promove mais informação sobre o transporte público da capital através das intervenções lúdicas, apresentando os dados do Observatório do Transporte. Os usuários do transporte podem interagir com os gráficos de pizza instalado nas paradas de ônibus.

  • Foto: Ascom/Prefeitura de TeresinaPrefeitura de Teresina realiza instalações mobiliárias lúdicas na praça da Bandeira.Prefeitura de Teresina realiza instalações mobiliárias lúdicas na praça da Bandeira.

A coordenadora da Agenda Teresina 2030, Cíntia Bartz, destacou a importância do projeto e explicou como as informações sobre o transporte público estão sendo distribuidas pelas paradas de ônibus.

“Essa ação faz parte do projeto Observatório do Transporte e uma das suas finalidades é trazer informações sobre o transporte coletivo e mobilidade urbana para população. Uma forma de trazer essas informações para o espaço público foi através da materialização dessas informações, como bancos em formato de gráfico e isso facilita o acesso desses dados aos usuários. A população passa a ter acesso aos dados sobre a locomoção urbana e pode interagir de uma forma mais útil”, explica Cíntia Bartz.

Conforme a prefeitura de Teresina, ainda durante a implementação dessas técnicas, a equipe que participa da ação está pintando faixas no piso das paradas de ônibus para que tenha uma sinalização que conecta os passageiros até os pontos onde as instalações informativas estão localizadas. A partir destas faixas

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), também contribuiu com a realização da ação e o arquiteto e urbanista da entidade, Deryck Ferreira Nunes, ressaltou que a medida beneficiará os usuários do transporte público da capital.

“Apesar de ser uma intervenção temporária, o nosso intuito é ter essa interação com a população e, a partir disso, coletar informações para criar uma conexão entre o usuário de transporte público e as secretarias. Temos o desejo de sanar algumas situações que já são pontos de atenção na Praça da Bandeira, sendo um deles a identificação dos pontos de parada. Acaba sendo muito importante a implementação lúdica desses mobiliários nos pontos de parada para facilitar o acesso à informação”, diz Deryck Ferreira Nunes.

Facebook
Veja também