Viagora

HUT promove palestra de conscientização contra a AIDS e HIV

Conforme o HUT, a palestra foi destinada a servidores, usuários, visitantes e acompanhantes da unidade para dar atenção às temáticas voltadas à prevenção e assistência.

Na manhã dessa sexta-feira (17), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou uma palestra em alusão a Campanha Dezembro Vermelho, que fornece visibilidade ao mês da luta e conscientização contra HIV/AIDS. O evento foi realizado na Unidade de Educação Continuada (UEC).

Conforme o HUT, a palestra foi destinada a servidores, usuários, visitantes e acompanhantes da unidade para dar atenção às temáticas voltadas à prevenção e assistência, devido os 43 casos de pacientes com HIV/AIDS registrados entre os pacientes internados no HUT, segundo indicadores de 2021 do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE). Deste total, 31 são homens e 12 mulheres.

  • Foto: Divulgação/AscomHUT promove palestra de conscientização contra AIDS e HIV.HUT promove palestra de conscientização contra AIDS e HIV.

O Piauí apresenta aumento de casos de 1.830% de casos na última década, os dados são do período de 2010 a 2019, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

A enfermeira Roseanne Nunes, especialista no tema, alerta que o HIV e a AIDS não são a mesma coisa. A estudiosa explica que uma pessoa infectada pelo vírus HIV pode permanecer assintomática por anos. Já a AIDS surge quando o paciente apresenta infecções oportunistas em seu estágio avançado devido à imunidade baixa provocada pelo vírus, dessa forma a AIDS é a manifestação do HIV.

O diretor geral do HUT, Fábio Marcos, destaca que o compartilhamento de informações sobre o HIV e a AIDS é importante para prevenir e conscientizar a população.

“Quando falamos em AID/ HIV, sabemos que a prevenção é o melhor remédio. Porém, muitas pessoas não têm acesso à informação correta, por isso, fizemos esta roda de diálogo e distribuição de preservativos para que possamos disseminar o conhecimento para pacientes, parentes e amigos”, explica o diretor geral do HUT.

O HUT orienta que as pessoas a utilizar preservativo durante o ato sexual para evitar transmissão da AIDS e outras Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTS). Dentre algumas formas de prevenção existe a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uma medida de prevenção de urgência que pode ser utilizada em risco de infecção pelo HIV, além disso, também pode ser utilizada após relação sexual desprotegida.

Outro método de prevenção é a Profilaxia Pré-Exposição (PREP), uma medicação de uso diário pela população-chave como profissionais do sexo e casais sorodiferentes. Além disso, na capital existe a distribuição de forma gratuita de preservativos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A população também pode se dirigir aos estabelecimentos públicos de saúde e solicitar consultas, exames e medicamentos gratuitamente para pessoas infectadas pelo vírus ou que possuem parceiro com AIDS/HIV, realizado por meio do Serviço de Atendimento Especializado localizado no Centro de Saúde Lineu Araújo

Facebook
Veja também