Viagora

Defesa Civil alerta para medidas preventivas durante chuvas em Teresina

De acordo com o secretário da SEMDEF, Carlos Ribeiro, a população pode amenizar os impactos causados por fortes chuvas e ventos a partir das medidas da Defesa Civil.

Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMEF), divulgou uma série de orientações sobre a importância de adotar medidas de prevenção a acidentes e desastres naturais durante o período chuvoso.

De acordo com o secretário da SEMDEF, Carlos Ribeiro, a população pode amenizar os impactos causados por fortes chuvas e ventos a partir das medidas da Defesa Civil, sejam elas moradores de áreas de risco ou não.

“Chuvas com alta intensidade e grande incidência de raios aumentam nesta época do ano. Por isso, é necessário manter cuidados redobrados dentro e fora de casa, antes, durante e depois das chuvas, conforme orienta a Defesa Civil Municipal”, explica o secretário.

A Defesa Civil orienta que todo o lixo seja recolhido e colocado em áreas que não estão sujeitas à inundações no período anterior a chuva. Além disso, o lixo nunca deve ser descartado na rua, córregos e rios para não obstruir o escoamento da água.

Antes das fortes temporadas de chuvas é aconselhável fazer a limpeza do telhado, canaletas de águas, bem como as caixas de esgoto e de drenagem pluvial da residência, para evitar seu entupimento.

Já durante o período chuvoso, a SEMDEF recomenda a retirada de aparelhos elétricos da tomada para evitar risco de curtos-circuitos ou até mesmo de um princípio de incêndio. Não se deve permanecer em áreas abertas como campos de futebol, quadras, estacionamentos, bem como, no alto de morros, torres de linhas telefônica e energia elétrica.

A Defesa Civil alerta que as pessoas não devem se abrigar ou estacionar seu veículo debaixo de árvores que estejam isoladas, mas em um local seguro e coberto. No trânsito os condutores precisam reforçar os cuidados e manter os faróis ligados e a velocidade reduzida.

Segundo a SEMDEF, quando a chuva passar é orientado a limpeza de utensílios, objetos e cômodos que entraram em contato com a água. Dessa forma, a população evita a contaminação de doenças. Além disso, as pessoas devem evitar passar por cima de áreas alagadas e buracos que podem ter sido abertos durante a chuva.

A Defesa Civil disponibiliza o número de telefone de emergência 199 e o fixo (86) 3223-7366, para casos de dúvidas e situações de emergência em que a população precise acionar o órgão. O atendimento é realizado através do telefone 24h em todos os dias da semana incluindo os feriados.

Facebook
Veja também