SAAD Norte vistoria áreas que receberão barreiras de contenção em Teresina
Segundo a Superintendência, a ação é uma precaução em caso de elevação no nível da água dos rios Poti e Parnaíba.
Na manhã dessa quinta-feira (30), a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Norte (SAAD Norte), fez uma vistoria nas regiões em que serão implantadas barreiras de contenção em casos de elevação no nível da água dos rios Poti e Parnaíba.
A superintendente executiva da SAAD Norte, Luana Barradas, foi responsável por conduzir a vistoria. Segundo o órgão, até o momento, as equipes averiguaram que as regiões em situações mais críticas estão localizadas no bairro Poti Velho e ao longo da Avenida Boa Esperança.
- Foto: Divulgação/SAAD Norte
SAAD Norte monitora regiões de cheias em Teresina.
De acordo com a Superintendência, as equipes estão dispostas desde a última quarta-feira (29), monitorando os locais e trabalhando na aquisição de sacos plásticos, areia e massará que serão colocados dentro do sacos posteriormente e dispostos no trecho em que a barreira será montada.
Luana Barradas destaca que o objetivo da SAAD Norte é ter cinco mil sacos de areia para realizar a obra em caso de aumento do nível dos rios.
“Nossa meta é ter cinco mil sacos de areia prontos para serem montadas essas barreiras de contenção, caso haja um aumento significativo no nível das águas dos rios. O ponto mais baixo fica na região do restaurante Pesqueirinho, mas temos também dezenas de casas ao longo da Avenida Boa Esperança que estão suscetíveis”, destacou.
Conforme a SAAD Norte, outros técnicos da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEMDUH) também estão acompanhando as regiões e realizando o monitoramento da situação dos rios.
Na última terça-feira (28), as comportas da barragem de Boa Esperança, situada em Guadalupe (PI) foram abertas e Teresina possui a expectativa de ser impactada com a chegada dessas águas.
A Superintendente executiva explica ainda que o nível do rio deve elevar, contudo, a SAAD Norte já dispõe de equipes de plantão, além de estrutura necessária para fornecer o suporte as famílias impactadas.
“A informação que nós temos é de que o nível do rio deve começar a subir já na tarde desta quinta-feira. Temos homens de plantão e já solicitamos toda estrutura necessária para dar o suporte para famílias. Esperamos não ter problemas. Além disso, nossa Estação de Bombeamento de águas pluviais segue funcionando plenamente. Temos um engenheiro elétrico também acompanhando a situação do maquinário”, disse.
Ainda segundo a SAAD Norte, a região norte da cidade possui a estação de bombeamento da Avenida Boa Esperança que faz um papel fundamental no sistema de drenagem da área.
Luana Barradas também explica que no período chuvoso os lagos enchem e a água que excede, escorre para a maior lagoa de todas, a Lagoa dos Oleiros, que está localizada em uma posição mais baixa, próximo dos rios. Ela ressalta que ao atingir a capacidade total, a estação de bombeamento é acionada para retirar o excesso da água da lagoa e remanejar para o rio Parnaíba.
Segundo a gestora, já existe uma equipe acompanhando toda a dinâmica do período de forte chuvas e a limpeza do espaço jpa foi realizada.
“Estamos acompanhando com atenção toda essa dinâmica do período chuvoso, principalmente os impactos que recaem na zona Norte de Teresina. Já realizamos a limpeza do espaço e estamos monitorando o aumento das águas. Temos oito bombas operando e caso seja necessário teremos mais quatro. No total são 12 bombas e todas estão operando normalmente”, finalizou.
Teresina
Piauí
SAAD Norte
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação - Semduh
-
OAB-PI solicita criação de Varas especializadas em Direito das Sucessões
O debate que ocorreu nessa sexta-feira (01), contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBFAM-PI) e da Comissão Nacional de Direito das Sucessões do Conselho Federal (DFOAB). -
MPF reabre inscrições para seleção de Serviço Voluntário em Corrente
O processo seletivo destina-se ao preenchimento de duas vagas para prestar serviços de assessoria ao procurador da República. -
PJe se torna único sistema processual do Judiciário piauiense
De acordo com o TJ-PI, a ação se configura como um avanço da gestão de tecnologia da informação do órgão, que visa tornar a prestação jurisdicional mais eficiente. -
-
Dr. Pessoa participa do primeiro dia do Arraiá Popular em Teresina
Além de proporcionar diversão aos cidadãos da capital o evento também tem como objetivo de arrecadar alimentos para serem doados a famílias carentes -
Promotoras querem solução para falta de professor no curso de medicina da UESPI
As promotoras de Justiça Carmelina Moura e Flávia Gomes definiram um prazo de 30 dias para solucionar os problemas apresentados pelos estudantes.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir