Motoristas e cobradores de ônibus mantêm greve em Teresina
De acordo com a classe, os empresários se recusam a assinar a convenção coletiva. A paralisação já dura 18 dias.
Na manhã desta sexta-feira (26), durante assembleia geral, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro) apresentou uma proposta à Prefeitura de Teresina, na qual solicita a intermediação dos diálogos entre a categoria e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut).
Segundo os trabalhadores, a ideia é tentar colocar fim ao impasse que motiva a greve, que já dura 18 dias. De acordo com a classe, os empresários se recusam a assinar a convenção coletiva. Eles dizem que questões relacionadas ao salário e aos benefícios, como plano de saúde e ticket alimentação, já estão pacificadas.
- Foto: Luís Marcos/ Viagora
Ônibus paralisam em forma de protesto
"A categoria decidiu pegar essa minuta da convenção coletiva de trabalho, levar até a Prefeitura, para que a Prefeitura medie junto aos empresários esse conflito que está exposto. A convenção coletiva não onera em nada os empresários, apenas regulamenta a prestação de serviços entre as partes", explicou o secretário de previdência do Sintetro, Francisco Sousa a imprensa.
Ainda de acordo com a categoria, a compensação de horas extras, e também a intenção anunciada pelas empresas de diminuir o número de cobradores, estão entre os pontos que vem causando divergência com empresários.
"A cada rodada de negociação eles apresentam uma proposta pior do que a outra. A gente entende que os empresários não estão querendo negociar com a classe trabalhadora e estão querendo repassar toda responsabilidade para o município", disse.
Segundo o representante, a prefeitura não é responsável por pagar o salário, e quem teria que pagar são as empresas, que só com os ônibus circulando as empresas poderão arrecadar o suficiente para pagar os valores, caso o repasse da prefeitura não cubra. O Sintetro também afirma que os trabalhadores estão dispostos a renegociar os valores do plano de saúde e dos tickets, e que entende que a proposta que a Prefeitura apresentou pode não cobrir 100% dos benefícios.
.
-
Procon fiscaliza estabelecimentos comerciais em Corrente e Cristalândia do Piauí
Segundo o relatório, os fiscais estiveram em supermercados, farmácias, hortifrutis, panificadoras, óticas, revendas de água e lojas agropecuárias. -
CRM do Piauí divulga nota de pesar pela morte do neurocirurgião Jacinto Lay
Segundo informações preliminares, o profissional estava internado em estado grave após apresentar complicações relacionadas ao câncer de pele que estava em estágio de metástase. -
Tribunal de Justiça do Piauí empossa administrativamente novas desembargadoras
De acordo com o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a chegada das novas integrantes engrandece a Corte. -
Prazo para aderir ao RefisTHE 2026 termina no dia 31 de julho
O prazo, que havia sido prorrogado pelo prefeito municipal, vai até o dia 31 de julho de 2026. -
Policial Civil é condenado a 16 anos de prisão por homicídio em Teresina
O promotor de Justiça Régis de Morais Marinho sustentou a condenação do acusado pela prática do crime previsto no Art 121, do Código Penal.

E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir