Alunos do assentamento Marrecas alcançam 960 pontos na redação do Enem
A coordenadora pedagógica, Suely Lopes, explica que a escola de ensino médio regular tem a melhor nota do Ideb no município de São João.
Alunos da Unidade Escolar Paulo Freire que fica no assentamento Marrecas alcançaram até 960 pontos na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Os estudantes buscam uma colocação em uma universidade por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que iniciou as inscrições nessa terça-feira (6).
- Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Jorge Júnior Silva aluno da escola.
A coordenadora pedagógica da escola, Suely Lopes, explica que apesar do número reduzido de estudantes, por se tratar de uma unidade de ensino situada na zona rural, a escola de ensino médio regular tem a melhor nota do Ideb no município de São João.
“Ultrapassamos a meta de 3.1 para o Ideb 2019 alcançando a nota 3.8. O programa Jovem de Futuro auxiliou nas ações desenvolvidas durante o ano de 2020, bem como todos os programas de apoio ao estudante no ingresso ao ensino superior. Nossos estudantes conseguiram boas médias no Enem que vão de 600 a 900 pontos na redação. Conversamos sempre com eles sobre a importância do Enem, pois é a oportunidade de acesso ao ensino superior, e estamos incentivando, fazendo visitas, sempre cumprindo com os protocolos sanitários”, ressaltou.
Conforme a coordenadora, a escola participa de todo o processo, desde a inscrição do aluno no Enem até a inscrição no Sisu, além de possuir uma ação contínua de comunicação com pais, gestores, professores e comunidade escolar.
“Temos muitas dificuldades no acesso às tecnologias, pois na zuna rural não tem internet nem celular. Mesmo assim, trabalhamos com material impresso em 2020 e isso não foi um obstáculo para que os alunos estudassem. Então, é gratificante receber esse resultado mesmo nesse período. Aguardamos que todos façam boas escolhas para entrar na universidade”, completa Suely Lopes.
O ex-aluno da Unidade Escolar Amadeus Carvalho, Jorge Júnior Silva, concluiu o ensino médio na Unidade Escolar Paulo Freire, comemorou os 960 pontos na redação do Enem e aguarda o resultado do Sisu para conseguir a tão sonhada vaga na universidade.
“Tudo começou assim que saiu a minha nota no Enem 2019 e fui bem, 880 na redação, não esperava, mas o mais importante foi que aquela nota serviu para quebrar uma ideia pré-concebida de que não tinha a capacidade. Aí vi que se eu me dedicasse me sairia bem”, disse.
Jorge Silva também relatou como se preparou para a prova: “Em 2020, me preparei em duas etapas, na primeira observei a estrutura, as competências, o que cada parágrafo pedia, já que a redação é também um processo estrutural, além de criativo. Li muitas redações como modelo tentando observar o método e como a banca considera uma nota mil. Um segundo momento fui praticar, em média, quatro redações por semana, mas aos poucos diminui para duas, para primar pela qualidade. Fiz mais de 60 redações o ano inteiro. Minha reação com o anúncio do resultado foi de total alegria, pois meu esforço do ano inteiro foi coroado. No Sisu quero Psicologia, mas se não der vou continuar buscando até conseguir”, declara o estudante.
-
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical. -
São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial . -
IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributários -
Acusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro. -
Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.

E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir