"Necessidade de mais flexibilidade para operadores", diz Cláudio Pessoa na CPI
Nesta terça-feira (29), o superintendente da Strans foi ouvido em audiência na Câmara Municipal de Teresina.
Nesta terça-feira (29), a Câmara Municipal de Teresina deu continuidade às audiências da CPI do Transporte Público e na ocasião foram ouvidos o procurador geral do município, Aurélio Lobão e o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa.
De acordo com o procurador, a Preferira de Teresina não tem como objetivo ao rompimento do contrato de licitação, mas que busca a revisão desse contrato para identificar o que não está sendo cumprido.
- Foto: Luís Marcos/Viagora
Aurélio Lobão, Procurador-geral do município
“Não é nem uma repactuação. Na verdade, vamos fazer uma revisão do contrato, daquilo que está sendo posto, executado, e daquilo que existe em contrapartida do município em termos de remuneração. Não há essa intenção de interromper o contrato, pelo contrário, nós estamos aqui pleiteando que se cumpra o contrato. Exigindo que se cumpra o contrato. Fazemos um trabalho com a Controladoria, Procuradoria e a área técnica do transporte coletivo", explica o procurador.
Na oportunidade, o procurar Aurélio Lobão afirmou que a gestão anterior não cumpriu com a Lei de Responsabilidade Fiscal já que foi realizado um acordo com os empresários das empresas de ônibus e a dívida não foi quitada.
"A prefeitura tá fazendo uma análise. O que nós temos hoje de dívida existente é um acordo que foi firmado no final do ano passado, um acordo judicial, e esse acordo foi adquirindo uma dívida para o município, mas não foi deixado recurso financeiro para quitar esse acordo, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje temos uma dívida de R$ 21 milhões, aproximadamente, que é um acordo judicial do qual não captou recursos financeiros para quitar esse valor desde o ano passado", afirma o procurador.
- Foto: Luís Marcos/ Viagora
Superintendênte da Strans na CPI do Transporte
O superintende da Strans também se mostrou a favor da revisão do contrato, mas afirmou que ser for preciso, a prefeitura poderá fazer uma intervenção no sistema. Ele destacou ainda a necessidade de um sistema mais moderno de bilhetagem eletrônica e do ingresso de outros modais do transporte.
“Hoje existem no mercado dispositivos que fazem esse serviço com a garantia, transparência e lisura maior para o serviço ao qual se destina. Há também a necessidade de ter mais flexibilidade para os operadores e para o poder concedente, no sentido de adequar as demandas que são recorrentes para que o usuário não tenha prejuízo”, pontuou Cláudio Pessoa.
Chapas do PT serão oficializadas em convenção estadual neste sábado em Teresina
O encontro no Atlantic City deve oficializar candidaturas majoritárias e proporcionais e definir alianças para as eleições de 2026TCE multa prefeito de Parnaíba em R$ 9 mil após constatar interferências em Conselho
A decisão foi expedida durante sessão Ordinária Virtual da Segunda Câmara, em 03 de julho deste ano.Levantamento aponta perfil do eleitorado piauiense para as Eleições 2026
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o eleitorado piauiense possui grande diversidade, com aumento na representatividade dos cidadãos em relação ao gênero, cor, raça e deficiência.Eleições 2026: Ministério Público vai priorizar combate ao assédio eleitoral
O MP destacou que, os procuradores, ao receber notícias sobre a suspeita de irregularidade, devem tomar as medidas necessárias para apurar os casos.MP investiga prefeito de Piracuruca por contratações temporárias na Saúde
A Prefeitura de Piracuruca informou que não foi formalmente notificada, mas ressaltou que vem adotando medidas para regularizar e reorganizar a prestação dos serviços de saúde.












E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir