Viagora

SEMAM realiza campanha contra queimadas na zona Rural de Teresina

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo é promover educação ambiental junto aos moradores e mostrar o quanto o fogo pode ser perigoso.

A Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) em parceria com a Defesa Civil Municipal, realizou ações educativas da Campanha contra as Queimadas na comunidade de Árvores Verdes, na zona Rural da capital piauiense.

Segundo a SEMAM, os moradores participaram de uma oficina de combate a incêndios, ministrada pelo gerente de Defesa Civil Municipal, Marcos Rolf e de uma palestra preventiva sobre Queimadas com a participação do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria.

  • Foto: AscomSEMAM realiza ações educativas contra queimadas na zona Rural de Teresina.SEMAM realiza ações educativas contra queimadas na zona Rural de Teresina.

O gerente do NEA, Naisis Castelo Branco explica que a ideia é promover educação ambiental junto aos moradores e mostrar o quanto o fogo pode ser perigoso para eles e suas residências.

“Precisamos chegar a cada vez mais comunidades. A nossa ideia é promover a educação ambiental junto aos moradores e mostrar o quanto o fogo pode ser perigoso para eles e para suas casas. Com ações como essa conseguimos minimizar os impactos ambientais que podem ser causados pelas Queimadas”, explicou.

  • Foto: AscomCampanha contra as Queimadas realizada na comunidade Árvores Verdes, na zona Rural.Campanha contra as Queimadas realizada na comunidade Árvores Verdes, na zona Rural.

De acordo com a prefeitura, a campanha contra as Queimadas esse ano vem com o tema: “Fogo pra que? Essa Queimada não precisa acontecer”. O projeto “Teresina contra as Queimadas” chega para alertar as pessoas que tocar fogo é crime ambiental e as consequências podem ser devastadoras.

A secretária de Meio Ambiente, Elizabeth Sá explica que a campanha foi um pedido pessoal do prefeito Dr. Pessoa e para isso, uma equipe da SEMAM fez ações educativas para atingir a comunidade e evitar queimadas.

“A campanha foi um pedido pessoal do nosso prefeito Dr. Pessoa. Montamos uma equipe na Secretaria do Meio Ambiente com outros parceiros para chegarmos a cada vez mais pessoas com nossas ações educativas. As comunidades que desenvolvem ações que evitem as Queimadas serão ainda beneficiadas com vários outros incentivos”, disse.

  • Foto: AscomMoradores participaram de uma oficina de combate a incêndios da SEMAM na zona Rural de Teresina.Moradores participaram de uma oficina de combate a incêndios da SEMAM na zona Rural de Teresina.

Ainda segundo a secretária, levar informação e incentivar as pessoas a evitar as queimadas que é um crime ambiental, é o objetivo da campanha.

“Tocar fogo, além de ser um crime ambiental, coloca muitas vidas em risco. Por isso lançamos o Teresina contra as Queimadas, apague esse perigo. O fogo mata, a fumaça também.”, alertou a secretária.

Facebook
Veja também