Viagora

FMS disponibiliza vacinas de rotina para crianças em Teresina

Segundo a FMS, a imunização será administrada conforme o Plano Nacional de Imunização (PL), do Ministério da Saúde.

Nesta segunda-feira (24), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou que vacinas de rotina contra várias doenças serão disponibilizadas para as crianças em 84 salas de imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas quatro maternidades de Teresina.

Segundo a FMS, a imunização será administrada conforme o Plano Nacional de Imunização (PNL), do Ministério da Saúde.

A Fundação Municipal explica ainda que a vacinação se inicia com a dose da BCG, contra os casos graves de tuberculose e hepatite B, que é administrada nas primeiras 12 horas de vida do bebê, quando ele ainda está na maternidade.

Ainda de acordo com a FMS, o esquema de imunização desse público-alvo é até 10 anos com reforço contra a febre amarela.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, ressaltou a importância da vacinação para que se evite doenças graves ou até mesmo o óbito. A gestora fez um chamado a todos os pais para que levem as crianças aos postos de saúde.

“É uma questão de saúde e de desenvolvimento. É necessário cumprir o calendário de vacinação das crianças para evitar doenças graves e até morte na infância. Os pais querem filhos bem-sucedidos e atletas, mas precisam cuidar da saúde dos seus filhos com a vacinação”, destacou a diretora.

Ainda de acordo com a diretora, a partir da imunização a varíola já foi erradicada no país e a paralisia infantil já está preste a ser erradicada. Segundo Amariles Borba por meio da vacinação foi possível ter o controle da difteria, tétano e rubéola congênita (que provoca surdez, cegueira, problemas cardíacos e na formação do cérebro).

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta que a vacina aumenta a expectativa de vida e reduz a mortalidade infantil. “Havia mortes por doenças infecciosas que estão sob controle por causa da vacina”, afirma.

Confira as vacinas disponibilizadas pela FMS:

As salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e maternidades funcionam para atender as crianças com as doses das seguintes vacinas:

BCG (protege contra a tuberculose);

Tetravalente (DTP+HIB) (protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e da bactéria Haemophilus influenzae tipo b);

Hepatite B;

Contra a pólio;

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) (protege contra diarreia por Rotavírus que causa diarreia);

Vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola

Facebook
Veja também