Viagora

Guarda Municipal de Teresina atendeu mais de 1.700 ocorrências em 2021

Segundo a GCM, no ano passado também foi registrado apreensão de armas de fogo, condução de suspeitos, bem como recuperação de veículos furtados/roubados.

Nesta quinta-feira (27), a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) divulgou o balanço das ações referente ao ano de 2021. Nesse período a GCM atendeu 1.725 ocorrências registradas em todas as zonas da capital.

Segundo os dados estatísticos, deste total de ocorrências 252 foram em prédios públicos municipais, 405 são referentes a auxílio ao cidadão, 230 foram em apoio a outros órgãos, outras 391 foram crimes contra o patrimônio e 222 foram crimes contra a pessoa.

Ainda segundo a GCM, no ano passado também foi registrado apreensão de armas de fogo, condução de suspeitos, bem como recuperação de veículos furtados/roubados. Os dados apontam ainda que houve uma média de 143 ocorrências por mês e a região que mais apresentou casos foi o Centro e a zona sul de Teresina.

Conforme as estatísticas, a Guarda Maria da Penha realizou 3.137 visitas e 120 mulheres receberam assistência pelo projeto de acolhimento as mulheres vítimas de violência.

A nova Guarda Ambiental, inaugurada em 2021, recolheu 26 animais silvestre e foram 12 parques ambientais, bem como o aterro sanitário da cidade que foram beneficiados diariamente. Nesse período a Guarda Ambiental também assegurou 14 atendimentos ao programa Lixo Zero.

O comandante da GCM, André Viana, relatou que os resultados dos trabalhos executados pela Guarda Municipal foram positivos e impulsionam a GCM a melhor atender os teresinenses.

“Avaliamos os resultados como bastante satisfatórios, isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo e esperamos perseverar na missão para melhor atender a população de Teresina”, pontuou o comandante da GCM.

O coordenador municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, coronel Nixon Frota, ressaltou a atuação preventiva nos prédios e estruturas municiais e afirmou que a próxima missão da GCM é focar na expansão das instalações, bem como no videomonitoramento.

“Fizemos a avaliação de todo o ano anterior e continuamos focados em assegurar a sensação de segurança à população. Ações como a implantação dos primeiros postos fixos da GCM em Teresina tiveram um resultado muito positivo e temos como missões a expansão dessas instalações, o videomonitoramento, entre outros”, explica Nixon Frota.

Confira as áreas que registraram mais ocorrências.

CENTRO: 526

ZONA SUL: 404

ZONA LESTE: 335

ZONA NORTE: 292

ZONA SUDESTE: 168

Facebook
Veja também