Viagora

SAAD Norte planeja demolir imóveis de famílias reassentadas em Teresina

Segundo o órgão, as pessoas que moravam nos locais já passaram por um processo de atendimento social e já estão em outras residências.

Na próxima semana, a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da região norte (SAAD Norte) e o Programa Lagoas do Norte estão programando a demolição de 12 imóveis que pertenciam a beneficiários que já estão em outras residências próprias construídas ou fornecidas pelo programa em Teresina.

Conforme o Lagoas do Norte, o programa visa organizar e fortalecer o sistema de captação de água das chuvas desta região que é formada pelas lagoas.

Além disso, o programa também atua com obras de saneamento básico e drenagem e a demolição das residências faz parte de uma ação que é recorrente.

De acordo com a SAAD Norte, o órgão fez um estudo sobre os imóveis que serão demolidos e as famílias que moravam no local passaram por um processo de atendimento social para serem transferidas para outro local.

Ainda segundo a Superintendência, os antigos moradores destes imóveis atualmente vivem em residências compradas pelo programa ou no residencial Parque Brasil, que foi construído para receber essas famílias reassentadas.

O diretor geral do Lagoas do Norte, Bruno Quaresma, explicou que as famílias estão cientes do procedimento e também assinaram um termo autorizando a demolição do imóvel.

“O Lagoas do Norte só faz a demolição de imóveis cujas famílias já estão em local seguro, nas suas casas próprias. Nossa equipe social tem todo um procedimento para esse atendimento e faz o acompanhamento delas por até um ano depois da mudança para a casa nova para saber se estão vivendo de forma digna”, acrescenta Bruno Quaresma.

O diretor do Programa ressalta ainda que a ação não está veiculada com outros tipos de desapropriação de casas e que possui regulamento para todos os planos de reassentamento, conforme normas do Banco Mundial. Ele também reitera que os diretos estabelecidos na legislação brasileira são garantidos às famílias beneficiadas pelo programa.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

SAAD Norte

Facebook
Veja também