Viagora

Rede Feminina intensifica ações da campanha “Outubro Rosa” no Piauí

De acordo com a RFCC-PI, serão intensificadas as ações em prol do compartilhamento de informações relevantes sobre o câncer de mama.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), informou que nesta quinta-feira (13), que os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apontam que neste ano, são estimados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Na região Nordeste, os números apontam para 13.190 novos casos. No Piauí, são 590 casos estimados para 2022.

De acordo com a RFCC-PI, serão intensificadas as ações em prol do compartilhamento de informações relevantes sobre o câncer de mama, a fim de orientar mulheres e homens reconhecerem os principais sinais e cultivarem hábitos de vida mais saudáveis.

Foto: DivulgaçãoRFCC-PI intensifica ações da campanha “Outubro Rosa”.
RFCC-PI intensifica ações da campanha “Outubro Rosa”.

A Rede montou um cronograma de palestras educativas que serão realizadas ao longo do mês. A primeira foi ministrada pelo Dr. Pádua Filho mastologista, o evento aconteceu na sede da Polícia Rodoviária Federal, localizada na avenida João XXIII. O especialista relembrou que homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença. Ele ainda frisou que o principal público atingido é o feminino e, por isso, orienta que “precisamos adotar medidas simples, como praticar atividades físicas, diminuir o consumo de álcool, viver em paz com a família. São fatores que contribuem, de alguma medida, para reduzir os riscos do aparecimento de câncer”, explica.

A policial Rodoviária Federal, Regenilze Sousa, afirmou que neste período do ano o órgão realiza eventos pertinentes à campanha “Outubro Rosa”. “A nossa intenção e propósito é esclarecer, orientar as mulheres e, também, os nossos colegas policiais para que auxiliem suas esposas, mães, irmãs. É alertar para seguirem os cuidados que são orientados pelos profissionais. É despertar e sensibilizar todos os profissionais da PRF”, disse.

Ainda de acordo com a RFCC-PI, acontecerá a “Carreata de Respeito Outubro Rosa”, no dia 21 de outubro às 17h, com saída do Sesc Cultural, localizado na avenida Raul Lopes. A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama.

Facebook
Veja também