Série sobre a Batalha do Jenipapo passará na TV aberta em todo Piauí
A série tem como nome “Jenipapo: a fronteira da independência”, onde relata a Batalha do Jenipapo ocorrida em Campo Maior.
Na manhã desta terça-feira (18), o primeiro episódio de uma séria sobre a Batalha do Jenipapo, foi apresentado à governadora do Estado, Regina Sousa (PT), no Palácio de Karnak. A produção foi dirigida por Alexandre Mello e Chico Rasta.
Regina Sousa afirma que ficou feliz com a série e parabenizou a Secretaria de Cultura do Piauí (Secult) e toda a equipe técnica envolvida.
“Fiquei encantada e feliz de ver o resgate que foi feito, com a mais completa tradução da nossa história mais recente. Uma acertada ideia da Secult e de toda a equipe técnica. Vai agradar a todos e todas”, disse.
A série tem como nome “Jenipapo: a fronteira da independência”, onde relata a Batalha do Jenipapo ocorrida em Campo Maior, relevando a história do maior combate pela independência do Brasil, no qual sertanejos lutaram contra o exército português, para garantir que o Nordeste também se tornasse independente.
De acordo com Alexandre Mello, a série conta todos os fatos que marcaram o dia 13 de março de 1823, que contribuiu para que o Brasil se declarasse livre da Coroa Portuguesa. “Destacamos nesse trabalho os invisíveis que ocupam grande parte da nossa história e que movimentam como tudo aconteceu. É um projeto de 11 anos, levamos seis anos para viabilizarmos os recursos, aprovar projetos e concorrer atrás de editais. E levamos três anos produzindo”, explicou o cineasta.
Segundo os produtores, a série tem dez episódios de 30 minutos e será exibida pela TV Cidade Verde, iniciando neste sábado (22), às 18h15, com os dois primeiros episódios.
-
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical. -
São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial . -
IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributários -
Acusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro. -
Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir