Viagora

Covid-19: Piauí bate recorde na vacinação acima de 40 anos

De acordo com a pesquisa do Programa Nacional de Imunização (PNI), os dados abrangem a cobertura vacinal primária e as doses de reforço.

Um levantamento do Programa Nacional de Imunização (PNI) apontou que Piauí bateu mais uma vez o recorde de vacinação da população contra o vírus da Covid-19. Dados apontam que cerca de 99,5% da população piauiense com idades acima 40 anos com a cobertura vacinal primária e com as doses de reforço.

De acordo com a pesquisa da PNI, nas idades acima de 40 anos, o público vacinado com a cobertura primária e doses de reforço atinge 99,5%. Já na faixa etária de 18 a 39 anos, o Piauí atingiu o percentual de 91,4%, seguido dos jovens de 12 a 17 anos que chegaram aos 84,5%, e os menores de 05 e 11 anos com 66,2%. Por fim, as crianças de 03 e 04 anos ficaram somente com 18% da cobertura vacinal, levando em consideração a adoção recente de imunização para os pequenos e o baixo número de doses trazido para o Estado.

Conforme Herlon Guimarães, que é superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, o Piauí possui comprometimento com a imunização de seus cidadãos. “Mais uma vez o Piauí mostra sua responsabilidade quando se trata de covid. Levantamento do PNI, apresentou que todo nosso público acima de 40 anos está 99,5% imunizado, isso é muito bom para o nosso estado afastar o vírus da covid do convívio da nossa população. Destacamos também que nosso público acima de 03 anos, para o qual recebemos poucas vacinas, também aderiu à campanha e estamos com os dados acima do principal estado, que é São Paulo”, pontuou o superintendente.

Ainda segundo o superintendente, vacinas para o público de 06 meses serão trazidas quando o Ministério da Saúde as repassar. “Estamos no estado aguardando o repasse por parte do ministério desta vacina, para que a gente finalmente possamos vacinar o público acima de 06 meses de idade. Pedimos aos pais e responsáveis, que quando informado da chegada das vacinas em suas cidades, levem suas crianças para as salas de vacinas, e imunize esse público, para que possamos controlar de vez a covid dentro do nosso estado”, concluiu Herlon Guimarães.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, o esquema vacinal está ocorrendo com sucesso no Piauí. “Queremos agradecer a toda nossa população e aos profissionais envolvidos, que procuraram os postos para se vacinar, e lembrar que não só a covid, mas temos outras diversas campanhas de imunização acontecendo nos postos de saúde e precisamos atingir essas metas acima de 90%, e pedimos que todo o povo do Piauí continue fazendo sua parte”, apontou o secretário.

Facebook
Veja também