Prefeitura inicia pesquisas de turismo no aeroporto de Teresina
De acordo com a Semdec, o objetivo da ação é avaliar o perfil turista que visita a capital e dos teresinenses que viajam, e calcular a receita e despesa gerada pela atividade turística.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), em parceria com a empresa CRR, que administra o Aeroporto Senador Petrônio Portela, iniciou nessa quarta-feira (16), uma “Pesquisa de Turismo Receptivo”, no salão de embarque, e uma “Pesquisa de Turismo Emissivo”, no salão de desembarque, al´me de aplicações de questionários no saguão principal.
De acordo com a Semdec, o objetivo da ação é avaliar o perfil turista que visita a capital e dos teresinenses que viajam, e calcular a receita e despesa gerada pela atividade turística. A equipe de coordenação de Turismo da Semdec, está nos campos nos turnos manhã e tarde, para aplicar 800 questionários no total de duas pesquisas, durante sete dias. Com a abrangência, será possível incluir nas pesquisas os diferentes perfis entre as pessoas que viajam no meio e finais de semana.
O coordenador de Turismo da Semdec, Eneas Barros, explica sobre a proposta da pesquisa. “O turista que vem a Teresina durante a semana, tem um perfil completamente diferente daquele que chega nos finais de semana. Com uma abrangência de sete dias, será possível evitar a tendência nas pesquisas e ter resultados mais fidedignos, como, por exemplo, a certeza de que o turista vem a Teresina motivado por três razões: negócios, eventos e saúde”, disse.
Conforme informações da coordenação de Turismo da Semdecm, no ano de 2019, a capital recebeu 919 mil turistas, gerando uma receita superior a R$ 800 milhões. Nos dois anos seguintes, o fluxo e a receita despencaram 50%, por conta da pandemia, e em razão disso, a secretaria desenvolve esforços para retomar o fluxo aos patamares anteriores à Covid-19.
Ainda de acordo com a Semdec, em 2022 o movimento de passageiros no Aeroporto, sinaliza que até o final do ano, estará superando os dois anos anteriores. Entre janeiro e setembro, 670 mil passageiros embarcados e desembarcados, já superaram a quantidade de 2020 e os números dos três últimos meses deste ano, devem ajudar a fechar o ano superior 2021.
Pesquisa
A Semdec realiza o monitoramento do fluxo turístico que chega e sai de Teresina há oito anos, quando as pesquisas foram iniciadas. Com os resultados coletados no portão de embarque do Aeroporto, são identificados o volume de turistas que vistam a capital e a receita gerada por essas visitações. Os questionários aplicados nos passageiros que estão no portão de desembarque, mostram quantos teresinenses viajaram e qual o gasto realizado fora da cidade, informou a pasta.
Em concordância com a secretaria, a diferença entre Receita e Despesas turística, apresenta se o turismo de Teresina é superavitário ou deficitário. Antes do questionário ser aplicado, os pesquisadores identificam quem é turista e quem é da cidade, para aplicar corretamente. Os resultados devem ser divulgados até o dia 10 de dezembro.
Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidadeJuiz bloqueia matrículas imobiliárias de fazendas em estação ecológica do Piauí
A decisão liminar atendeu ao pedido do Ministério Público, ajuizado pela promotora de Justiça de Conflitos Fundiários, Juliana Nolêto.Mais de 120 mil alunos do Piauí recebem aulas de Inteligência Artificial nas escolas
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a disciplina foi implementada em 2024 e está transformando a educação local.Acusada de matar irmãos em Parnaíba é solta após laudo descartar veneno nos cajus
A decisão determinando a soltura da vizinha foi proferida pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos nessa segunda-feira (13).Strans reforçará fiscalizações nas principais vias de Teresina
De acordo com a prefeitura, essas medidas buscam proporcionar mais segurança, conforto e tranquilidade à população, contribuindo para um trânsito mais eficiente e seguro para todos na capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir