Viagora

Sesapi instala primeiro Cievs Regional no município de Picos

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o objetivo da implantação é detectar e monitorar emergências em Saúde Pública.

Nesta quinta-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou a implantação de um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI) no município de Picos.

De acordo com a Sesapi, esse será o primeiro Cievs que irá atender a cidade de Picos e mais 40 municípios da região. A decisão veio após escolha do Ministério da Saúde, que instalou o primeiro Cievs na capital Teresina, em fevereiro de 2020.

Conforme a Secretaria, o Centro é uma espécie de unidade componente da Rede de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública, que visa ter um espaço que detecte e coordene soluções às emergências em Saúde Pública, como em casos de doenças que necessitam de intervenção imediata, surtos ou epidemias, além de tentativas de suicídio, agravos decorrentes de desastres e eventos de massa.

A Coordenadora do Cievs-PI, Amélia Costa, pontuou que o Centro será coordenado pelas técnicas da Sesapi, Luana Dantas e Ana Danúsia, e será parceiro da Secretaria e Ministério da Saúde.

“O Centro vai estar apto a receber todas as informações sobre os agravos de saúde, conhecendo os surtos e epidemias na cidade de Picos e nos mais de 40 municípios da região”, explicou a gestora.

Ainda segundo Amélia, o Cievs terá um banco de dados para organizar investigações sobre doenças e orientar a população sobre ações preventivas diante de doenças. O Cievs de Picos ficará localizado em uma sala na Policlínica no centro do município.

Facebook
Veja também