Viagora

Prefeito de Uruçuí é alvo de investigação do Ministério Público

A Portaria que instaurou o inquérito foi assinada em 16 de novembro deste ano pelo procurador José Wellington de Carvalho Soares.

O Procurador do Trabalho José Wellington de Carvalho Soares instaurou um inquérito civil para investigar o município de Uruçuí, administrado pelo prefeito Francisco Wagner Pires Coelho (PP), conhecido como Dr. Wagner, por indícios de assédio eleitoral. A Portaria foi assinada em 16 de novembro deste ano.

De acordo com o inquérito, o crime de assédio eleitoral acontece quando o trabalhador é coagido a votar em um candidato apresentado pelo empregador. No caso do município de Uruçuí o procurador aponta que a prática ocorreu contra servidores nas últimas eleições.

A medida foi adotada pelo representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) considerando que a prática de assédio eleitoral fere os direitos dos trabalhadores garantidos por Lei.

“Considerando que o assédio eleitoral é prática que ofende direitos assegurados aos trabalhadores em geral pela Constituição Federal e a legislação ordinária, em especial ao direito à liberdade de consciência, de expressão e de orientação política (CRFB, art. 1º, II e V), e ao livre exercício da cidadania, que deve ser exercido por meio da livre escolha de candidatas ou candidatos no processo eleitoral”, consta em trecho do inquérito.

Outro lado

O Viagora procurou o prefeito sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não foi localizado. 

Facebook
Veja também