Viagora

FMS inicia vacinação de cães e gatos nas zonas rurais de Teresina

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a data da vacinação nas regiões urbanas da capital será anunciada em breve.

Neste sábado (05), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina (CCZ), vai iniciar a vacinação contra raiva nas zonas rurais Norte e Leste da capital.

De acordo com a FMS, a vacinação é destinada a cães e gatos dos moradores destas regiões. O órgão informa também que a vacinação será feita por agentes comunitários de saúde de combate a endemias que farão visitas residenciais nas casas dos moradores. O gerente do Centro de Zoonoses, Paulo Marques, pede a população que recebam e ajudem na contenção dos animais durante a imunização. "Dessa forma, pedimos a todas as pessoas dessas localidades que nos recebam e ajude nas contenções e nas guardas dos animais", pediu.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaVacinação de animais domésticos em Teresina.
Vacinação de animais domésticos em Teresina.

Ainda de acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a ação também ocorrerá no dia 12 de novembro, na região rural Sul e Sudeste da cidade. O gerente de Zoonoses informa que a data de vacinação nas regiões urbanas será anunciada em breve. "Em breve a gerência de Zoonoses da FMS irá anunciar as datas da continuidade da campanha na zona Urbana", disse.

A FMS informa que a raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, e pode ser transmitida através da mordida. E a única forma de prevenção é a vacinação, que deve ser feita anualmente em animais domésticos. O gerente Paulo Marques, informa que o objetivo da campanha é vacinar o máximo possível de animais. "O objetivo é vacinar o maior número de animais para que seja reduzida, o máximo possível, o risco de doenças zoonóticas", informa.

Facebook
Veja também