Viagora

SEMDUH fiscaliza condomínios para coleta seletiva em Teresina

Segundo a secretaria, a fiscalização inicia a partir da próxima quinta-feira (03) para verificar se os conjunto estão adequados à coleta.

A partir da próxima quinta-feira (03), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), iniciará a fiscalização de condomínios para verificar se estão adequados à coleta seletiva na capital.

Segundo a SEMDUH, antes das ações de incentivo à adesão, apenas 1% desses conjuntos habitacionais praticavam a Coleta Seletiva, cuja lei foi promulgada ainda em 2009.

Foto: AscomColeta seletiva de lixo em Teresina.
Coleta seletiva de lixo em Teresina.

Ainda de acordo com a SEMDUH, caso a fiscalização constate que o condomínio não se adequou à lei, será aplicada uma notificação e, em seguida, o Ministério Público será comunicado para que o condomínio seja acionado judicialmente.

A técnica operacional da Coordenação de Limpeza Pública da SEMDUH, Michelly Noleto, destaca que a Secretaria faz um constante trabalho de orientação dos condomínios e administradoras desses empreendimentos em Teresina. Equipes visitaram esses conjuntos habitacionais e auxiliaram os síndicos na implantação desta Lei.

“A prática da coleta começa dentro do apartamento. Os condôminos precisam separar seu lixo, de acordo com o que é reciclável, limpar e secar todo esse material e colocar em suas respectivas lixeiras disponibilizadas pelo síndico na área comum do condomínio. É fundamental que todas as partes cumpram seu dever. A administração disponibiliza os contentores, os moradores separam e limpam seus materiais que podem ser recicláveis e a Prefeitura faz a coleta seletiva”, explicou.

Facebook
Veja também