Viagora

Atendimentos no Hospital da Criança aumentam em quase 80% em Teresina

Conforme a prefeitura, somente em janeiro foram 4.617 atendimentos e em dezembro 2.587, sendo a maioria por sintomas gripais.

A Prefeitura de Teresina informou nessa sexta-feira (04), que o Hospital Municipal da Criança, no Parque Piauí, zona sul da capital, teve um aumento de 78,46% nos atendimentos no mês de janeiro deste ano em comparação a dezembro do ano passado.

Conforme a prefeitura, somente em janeiro foram 4.617 atendimentos e em dezembro 2.587, sendo a maioria por sintomas gripais. Em janeiro do ano passado, os atendimentos de paciente com tosse foram 1.758 (38,08%), febre 475 (10,29%), com diarreia, vômitos ou náuseas 400 (8,66%), dor de cabeça, cefaleia, tontura ou vertigem 128 (2,77%).

Foto: Divulgação/ FMS.Hospital Municipal da Criança aumenta em quase 80% os atendimentos.
Hospital Municipal da Criança aumenta em quase 80% os atendimentos.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, disse que houve um aumento de profissionais e leitos para a realização de atendimentos de síndromes respiratórias.

“Acrescentamos mais médicos na escala e desde janeiro são três pediatras no atendimento durante o dia, existe plantão 24 horas com equipe multiprofissional e acrescentamos mais profissionais com infectologista, neurologista e aumentamos de 5 para 15 leitos para síndromes gripais”, pontuou.

De acordo com a diretora do Hospital Municipal da Criança, Lucifrancis Leal Lima, o atendimento é realizado com classificação de riscos para priorizar os casos de pacientes mais graves.

“Nos atendimentos de urgência fazemos a classificação de risco para priorizar os pacientes mais graves e nos casos de internação o controle dos acompanhantes é rigoroso para evitar contaminação com síndromes respiratórias”, disse.

Segundo a prefeitura, em janeiro, a maioria dos pacientes foram dos bairros Angelim 542, Santo Antonio 534, Vila Irmã Dulce 325, Promorar 309, Parque Piauí 251 e Lourival Parente 233, além de crianças da zona rural da capital.

O Hospital Municipal da Criança foi inaugurado no dia 1° de setembro de 2021 e é referência para atendimentos pediátricos na rede pública municipal e atende pacientes de todas as zonas da cidade.

Facebook
Veja também