Viagora

Operação Levante prende 7 suspeitos por tráfico na zona Leste de Teresina

De acordo com o delegado Everton Ferrer, durante a operação os policiais cumpriram 17 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão.

Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Civil do Piauí prendeu sete suspeitos envolvidos em uma organização criminosa e associação para o tráfico, durante Operação Levante realizada na zona Leste de Teresina. O suposto líder dessa organização está foragido.

De acordo com o delegado Everton Ferrer, a ação contou com o apoio das equipes da Delegacia de Prevenção e Repressão à Entorpecentes (DEPRE), Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), CORE, GRECO, Polinter, DECO, entre outras forças de segurança. Durante a operação os policiais cumpriram 17 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDelegado Éverton
Delegado Éverton

O delegado ainda afirmou que as investigações tiveram inicio há oito meses a partir da prisão de um suspeito e constatou-se após averiguações que haviam outras pessoas por envolvidas em uma organização criminosa.

“A operação iniciou-se a oito meses atrás, a equipe Leste da DEPRE comandada pela delegada Alexandra Santos realizou juntamente com a CORE, com a DHPP, uma operação nessa mesma região, no Tabajaras, Vila Meio Norte, Vila Vitória, e prendeu indivíduo, cumpriu mandado de prisão naquela região e a partir da prisão dele foi desenvolvida toda uma investigação e percebeu-se que por trás dele havia um grupo criminosos, uma organização criminosa, bem articulada voltada para a prática de diversos delitos dentre eles o crime de associação para o tráfico, foi desenvolvida a investigação, todo o levantamento da região e dos alvos que estavam envolvidos com esse indivíduo foi feito”, afirmou o delegado.

Dessa forma, após as investigações foi encaminhado solicitação ao poder judiciário de 17 mandados de prisão e apreensão, além dos mandados de prisão. Outras duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e receptação, enquanto a outra por receptação de veículo e adulteração de sinal identificador.

“Foi solicitado ao poder judiciário 17 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão, na manhã de hoje as equipes da DEPRE, DHPP, CORE, GRECO, Polinter, DECO, de inúmeros distritos, executaram os mandados e cumprimos cinco mandados de prisão desses oito que foram solicitados e prendemos duas pessoas em flagrante, uma por posse ilegal de arma de fogo e receptação e outra por receptação de veículo roubado e além da adulteração de sinal identificador”, destacou Everton Ferrer.

O suspeito que foi preso há oito meses retornou ao sistema prisional novamente agora por associação criminosa.

“Duas pessoas se encontram no sistema prisional, inclusive esse mesmo indivíduo que foi preso há oito meses decorrente de outra investigação, acredito que era um mandado de homicídio na época, foi preso novamente justamente por integrar essa associação criminosa, além de uma mulher, o mandado de prisão dela está sendo encaminhado à Secretaria de Justiça para poder dar cumprimento ao mandado de prisão dela”, explicou o delegado.

Além do reincidente, a polícia Civil também investigou o irmão do suspeito conhecido apenas como Raimundo, que supostamente teria subido de posto para assumir a liderança da organização, ele ainda está foragido.

“Após a prisão deste indivíduo outra pessoa assumiu uma posição alta na organização naquela região, essa pessoa não foi localizada, se trata inclusive do irmão dele, tentamos cumprir o mandado de prisão dele hoje, mas não obtivemos êxito embora estivessem equipes espalhadas por três residências onde ele poderia estar. Ele vai continuar sendo procurado pelas equipes da DEPRE, por todas as equipes das forças de segurança porque nós vamos divulgar o mandado dele e fotografias dele e dos demais foragidos para que as forças de segurança do Estado executem a prisão deles a qualquer hora do dia e da noite, no momento em que eles colocarem a cara fora aqui em Teresina, ou em qualquer lugar do Brasil a medida em que esse mandado será incluído no banco nacional de mandados.

Uma motocicleta produto de roubo, bem como uma pequena porção de drogas e arma de fogo foram apreendidas, além de diversos celulares, dentre um deles um roubado.

“Sim, é um produto de roubo que aconteceu na zona Sul da capital, um mototaxista, já contactamos a vítima a motocicleta foi identificada e o mototaxista já foi informado. Ela estava totalmente desmanchada quando nós chegamos, acreditamos que ela tenha sido desmanchada no dia anterior e constatamos pela identificação do motor e do chassi, a própria placa original foi encontrada, e ela estava com restrição de roubo e furto. As desculpas da pessoa que estava com essa moto são sempre as mesmas que encontrou em determinado local, não sabe de quem é, não tem documento, mas a moto é roubada e vai ser autuada por receptação, inclusive pela adulteração porque ele iria usar essas peças, segundo ele, para colocar em sua motocicleta. Nós apreendemos uma arma de fogo, pequena quantidade de entorpecentes, diversos celulares, um celular roubado e estamos tentando localizar a vítima para poder fazer a restituição”, relata.

Facebook
Veja também