Viagora

Defensoria Pública realiza ação e atende vítimas de enchentes em Teresina

Segundo o órgão, a ação aconteceu nessa sexta-feira (18), na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Mafrense.

Nessa sexta-feira (18), a Defensoria Pública do Estado do Piauí promoveu uma série de atendimentos destinado as famílias foram afetadas pelas enchentes devido às fortes chuvas. A ação ocorreu na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Mafrense, zona Norte de Teresina e foi realizado pela diretora de Primeiro Atendimento da Instituição, defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa.

De acordo com a Defensoria Pública, as equipes do Primeiro Atendimento e da Defensoria Itinerante junto a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), também estiveram auxiliando no atendimento.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíAtendimento realizado pela Defensoria Pública-PI em Teresina.
Atendimento realizado pela Defensoria Pública-PI em Teresina.

Ainda conforme o órgão, no local foi possível dar encaminhamento e orientar as famílias acerca dos seus direitos como consumidores, sobre registro público e demais áreas.

Uma assistente social da Semcaspi também realizou atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, localizado próximo à igreja. A representante do órgão recebeu pessoas que precisavam atualizar o cadastro único (CadÚnico) ou realizar eventual pedido de aluguel social.

O presidente da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos, o juiz Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz, ressaltou que muitas famílias estão sem situação de vulnerabilidade social na cidade devido as enchentes e dessa forma, a ação da Defensoria Pública é importante para resgatar o acesso aos direitos fundamentais.

“É de grande importância esse comparecimento da Defensoria Pública, porque essa comunidade foi recentemente atingida pelas enchentes que aconteceram na região, muitas pessoas perderam documentos, tiveram que sair de suas casas, estão em condições de vulnerabilidade e, pelos efeitos da pandemia que o nosso país vem sofrendo há dois anos, muitas estão distantes dos seus direitos e do próprio conhecimento desses direitos , e então a presença da Defensoria aqui é de suma importância para que essas pessoas tenham acesso aos seus direitos fundamentais. Nós da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos e da Paróquia, na pessoa do padre Carlos Augusto, ficamos muitos felizes pelo fato da Defensoria estar hoje aqui”, pontuou.

O padre Carlos Augusto Ferreira de Sousa, pároco da igreja do Mafrense e missionário redentorista, destacou os benefícios do atendimento prestado pelos órgãos para melhoria na qualidade de vida da população.

“Vem beneficiar primeiramente o ser humano no seu dia a dia, vai facilitar a vida dos nossos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que mais precisam, muitos ficam perdidos com questões burocráticas. A Igreja do Mafrense abre as portas para receber a Defensoria, que veio para fornecer mais qualidade de vida para as pessoas que mais precisam”, explicou.

Conforme a defensora pública Patrícia Monte, as atividades foram voltadas para demandas de registro público, registro de óbito, ações de alimentos e outras ações que a Defensoria é responsável.

“A convite do padre Carlos Augusto e do juiz Carlos Wagner, estivemos no Mafrense para realizar esse atendimento que envolveu demandas de registro público, registro de óbito, ações de alimentos e qualquer ação de competência da Defensoria. Para nós é muito gratificante estar nas comunidades, poder prestar esse atendimento e repassar as orientações necessárias às pessoas que precisam do nosso atendimento. E a Defensoria tem essa característica, além de receber durante a semana todos e todas que dela precisam, tanto por meio remoto como presencial, também desenvolve vários projetos e ações como esta de hoje que nos levam para dentro das comunidades, facilitando o acesso aos nossos serviços e cumprindo o seu papel constitucional de prestar assistência jurídica, integral e gratuita a todos que necessitam da Instituição, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Agradecemos o convite que nos proporcionou esse atendimento hoje à Semcaspi que esteve conosco buscando contribuir para melhorar a vida dessas pessoas”, destaca.

Facebook
Veja também