Viagora

"Teresina terá um sistema de bilhetagem maior", afirma Pessoinha

Segundo o presidente da Eturb, vai haver mudanças no sistema de bilhetagem do transporte público de Teresina.

Nessa quinta-feira (24), o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), João Duarte, o Pessoinha (Republicanos), afirmou que após Lei Nº 5.710, sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa, vai haver mudanças no sistema de bilhetagem do transporte público de Teresina, após a Eturb assumir o controle.

Pessoinha disse que a Eturb já houve uma reunião com a Strans, a Procuradoria Geral do município e com o Banco do Brasil, para discutir as melhorias e entre elas tem o sistema de bilhetagem eletrônica que deve se tornar digital.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraPessoinha presidente da Eturb
Pessoinha presidente da Eturb

“Hoje eu já tive reunião com a Strans, com a procuradoria geral do município, reunião com o Banco do Brasil e com a equipe técnica da Eturb. A gente vai fazer duas mudanças principais. Primeiro no sistema de bilhetagem eletrônica, vai ser uma bilhetagem digital, como está acontecendo nas maiores capitais do Brasil. O Segundo passo vai ser a quantidade de relacionamento que o usuário vai ter com a bilhetagem, um exemplo, hoje o usuário só pode comprar de forma presencial, agora ele vai ter 10 opções de compras, a prefeitura vai ter um maior controle com a questão de dados, para poder aí sim, fazer um planejamento em relação a utilização dos ônibus em Teresina”, explicou.

De acordo com Pessoinha, é difícil suprir a necessidade de demanda de um determinado bairro, devido que a prefeitura não tem dados suficientes para saber a necessidade real e por isso, a bilhetagem passou para a Eturb, para organizar esses dados e resolver a questão os ônibus.

“Hoje é muito difícil você suprir a necessidade, suprir a demanda de determinado bairro, porque a prefeitura não tem esses dados para saber qual a necessidade. Um dos motivos da bilhetagem passar para a Eturb, que é uma empresa pública, é uma melhor organização dos dados, para resolver a questão de fato e direito nesse quesito", destacou.

O presidente da Eturb afirmou ainda que como vai ficar a situação da empresa que ajudava no gerenciamento da bilhetagem, mas que a capital terá um sistema melhor para resolver a situação dos ônibus.

“A empresa que estava era privada, que fez a contratação, nós somos uma empresa pública, então é um regime contratual diferente.  Temos duas opções inicialmente. Ou abrimos licitação, ou pode ter alguma adesão de empresa pública de âmbito nacional. A gente ainda está vendo isso. Mas posso dizer uma coisa, Teresina terá um sistema de bilhetagem maior, com mais controle de dados e a Strans vai dar maior resolutividade na questão dos ônibus”, afirmou.

Por Anna Paula Couto

Facebook
Veja também