Viagora

Criança de 9 anos morre vítima de dengue na cidade de Teresina

Segundo a FMS, até hoje foram notificados 851 casos de dengue na capital, sendo que 387 foram confirmados.

Nesta quarta-feira (30), a Fundação Municipal da Saúde (FMS) de Teresina confirmou o óbito por Dengue de um paciente de 9 anos no serviço hospitalar privado do município, na região sudeste. De acordo com a FMS, essa é a segunda morte pela doença em 2022.

Segundo a FMS, até hoje foram notificados 851 casos de dengue na capital, sendo que 387 casos foram confirmados. Os bairros com maior número de casos são: São Joaquim, Matadouro, Mocambinho, Parque Alvorada e Nova Brasília. Em 2021 foram 168 notificações.
A Diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, recomenda à população que em caso de suspeita de dengue que a pessoa procure imediatamente atendimento médico.

“Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves", explica.

A diretora também fez um alerta para o fato da transmissão da dengue acontecer através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39°C e manchas vermelhas no corpo. “

A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que cumulem água parada”, reforçou.

Por Anna Paula Couto

Facebook
Veja também