Viagora

Teresina tem 712 famílias desabrigadas devido as chuvas

O secretário da Semdef, Carlos Ribeiro, afirmou que o aumento do número de desabrigados se deve pelas chuvas intensas dos últimos dias que causaram a elevação do nível da água no Rio Poti.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) divulgou Boletim referente a situação das famílias desabrigadas em Teresina nessa terça-feira (08), que aponta 712 famílias atingidas pelas fortes chuvas, destas 53 estão em abrigos e outras 659 em casas de familiares.

Segundo o secretário da SEMDEF, Carlos Ribeiro, os órgãos da prefeitura como a Semcaspi, Semduh e FMS, estão trabalhando em conjunto para garantir a assistência de aproximadamente 2.700 pessoas que já estão recebendo auxílio.

Foto: Divulgação/PMTÁreas atingidas pelas fortes chuvas em Teresina.
Áreas atingidas pelas fortes chuvas em Teresina.

“Aproximadamente 2.700 pessoas estão recebendo assistência da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), das respectivas Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh),  Fundação Municipal de Saúde (FMS), e seguimos com nossas equipes plantonistas monitorando as áreas atingidas”, ressalta Carlos Ribeiro.

Carlos Ribeiro ainda afirmou que o aumento do número de desabrigados se deve pelas chuvas intensas dos últimos dias que causaram a elevação do nível da água no Rio Poti, atingindo próximo a cota de inundação.

O Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou que o rio atingiu a marca de 9,85 metros, dessa forma o mesmo ficou apenas 15 centímetros da cota de inundação, que é de 10 metros.

Conforme o secretário Carlos Ribeiro a cidade mais impactada no bairro Terra Prometida e Vila da Paz, zona sul, Curva São Paulo, zona sudeste e nos bairros Poty Velho e Mafrense, zona norte da capital.

“As equipes estão espalhadas por toda a cidade atendendo os chamados recebidos pelo número emergencial e estamos intensificando as ações nessas áreas que foram as mais atingidas nos últimos dias”, ressaltou o secretário.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume de água do rio deve chegar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos de 60 a 100 km/h, por isso a capital permanece em risco geológico por conta do volume de chuvas previsto para a região.

Facebook
Veja também