Viagora

Hospital Getúlio Vargas adquire equipamento de esterilização de materiais

A Autoclave tem capacidade de 550 litros permiti otimizar e garantir a segurança dos pacientes

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), adquiriu um equipamento para esterilização de materiais, a Autoclave tem capacidade de 550 litros e foi instalada na Central de Materiais e Esterilização (CME), este equipamento ajuda a ampliar os atendimentos.

De acordo com Osvaldo Mendes, diretor geral do HGV, com apoio do Governo do Estado, está sendo possível modernizar parque tecnológico do Hospital. “Estamos conseguindo modernizar o parque tecnológico do HGV, com o apoio do Governo do Estado, para ampliar ainda mais o atendimento” explica.

Segundo a enfermeira supervisora da Central de Materiais, Alaíne Costa, a instalação da Autoclave vai otimizar e garantir a segurança dos pacientes.” A aquisição de mais uma autoclave vai permitir agilizar, otimizar e garantir a segurança do paciente, pois a Esterilização de Produtos para a Saúde (PPS) é um processo que afeta de forma transversal toda a cadeia de produção médico hospitalar, partindo de um simples artigo como os insumos, até o mais complexo pacote de instrumental cirúrgico”, fala a enfermeira.

Ainda segundo Alaíne Costa, a CME processa matérias em consignação, artigos avulsos, insumos e bandejas de instrumentais. “A CME processa, mensalmente, cerca de 365 ciclos de esterilização, 248 caixas de materiais em consignação, 3.048 artigos avulsos, 48.236 insumos e 2.016 bandejas de instrumentais. De acordo com a RDC Nº 15, de 15 de março de 2012, § 2º, somos classificados como CME Classe II, que é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa, passíveis de processamento.” Explica.

A Central de Materiais e Esterilização fornece as ferramentas essenciais para todas as unidades assistenciais do hospital, como Unidade de Tratamento Intensivo, Centro Cirúrgico, postos clínicos, Hemodinâmica, Unidade de Endoscopia e Radiologia e atende, também, toda a demanda ambulatorial.

´por Amanda Santiliana

Facebook
Veja também