Viagora

Vigilância Sanitária alerta para cuidados com pescados em Teresina

O órgão de fiscalização está orientando a população sobre os cuidados na hora de comprar os pescados.

A Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está orientando a população sobre os cuidados básicos para o consumo e manipulação do peixe, para garantir a prevenção da saúde e segurança alimentar durante a Semana Santa em Teresina.

A gerente da Vigilância Sanitária, Larisse Portela explica a importância da conservação de pescados. “Em ambientes como feiras, é importante que o consumidor atente para a conservação do peixe. Quando comprado em supermercados, deve ser armazenado sob refrigeração e congelamento até a data de validade do produto. Essa é uma forma de garantir que não haja contaminação do produto”, destacou.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraMovimentação no mercado do peixe
Movimentação no mercado do peixe

De acordo com a gerente, quando descongelados em microondas ou sob refrigeração, os peixes devem ser preparados diretamente, para evitar qualquer contaminação e além disso, o alimento nunca deve ser descongelado à temperatura ambiente.

Ainda segundo Larisse Portela, além de avaliar a qualidade e a forma de armazenamento dos peixes, crustáceos e mariscos, bastante procurados na Semana Santa, a população deve estar atenta à higiene do comércio, observando a limpeza e higienização do local, exposição, embalagem e prazo de validade.

Larisse também ressalta que a Vigilância Sanitária intensificou as ações de fiscalização nessa época para reduzir danos à saúde da população.

“Realizamos fiscalizações durante todo ano e, nessa época do ano, intensificamos nossas ações trabalhando para evitar e reduzir danos à população. Sobretudo, a população tem de compreender que ela também é fiscal, denunciando irregularidades aos órgãos de fiscalização”, afirma.

Facebook
Veja também