Viagora

FMS capacita profissionais das UBS para o manejo de sarampo

Segundo a gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, fala que o retorno da doença pode estar ligado a baixa cobertura vacinal no País.

Nesta terça-feira (26), Enfermeiros e Médicos das Unidades Básica de Saúde (UBS) de Teresina, recebem capacitação para atualizar os conhecimentos sobre o sarampo.

Segundo a gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, o retorno da doença pode estar ligado a baixa cobertura vacinal no país. “Em 2016 nós recebemos o certificado de país livre do sarampo, mas dois anos depois foi detectado um novo caso da doença. Isso acontece porque as coberturas vacinais estão baixas em todo o Brasil, o que faz aparecerem pessoas suscetíveis, e com a entrada pessoas de fora no país trazendo o vírus, disseminou o sarampo novamente”, disse a gerente da FMS.

Foto: Divulgação/FMSProfissionais atualizando conhecimentos sobre manejo do sarampo
Profissionais atualizando conhecimentos sobre manejo do sarampo

De acordo com a FMS, outra medida que está sendo feita pelos profissionais é a prevenção, completando e atualizando o cartão de vacina desde o inicio de abril dos profissionais de saúde. Segundo a diretora de Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola, nos próximos dias será realizado um dia D de vacina contra o sarampo. “No último sábado (23) fizemos uma mobilização nas UBS da zona Norte, e no próximo (30) vamos promover o dia D da campanha em toda a cidade, que será feita junto com a gripe”, informou a diretora.

Ainda de acordo com a FMS, o objetivo da campanha é a vacinação de crianças que estão completando o esquema vacinal, que prevê duas doses de vacina contra o sarampo, uma dose de tríplice viral (aos 12 meses de idade) e uma dose de tetra viral aos 15 meses de idade. Os adultos que não completaram o esquema vacinal quando crianças também serão público-alvo da campanha.

Facebook
Veja também