Viagora

FMS anuncia retorno do carro fumacê para combate a dengue em Teresina

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a medida foi tomada após o aumento dos casos de dengue, além disso os carros com inseticida vão passar em todas as zonas da cidade.

Com o aumento do número de casos de dengue, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou que irá disponibilizar os carros fumacê que vão operar em todas as zonas na cidade de Teresina.

De acordo com a FMS, o veículo deve circular no começo da manhã e no final da tarde, em horários mais propícios para a presença do mosquito causador da doença, o Aedes Aegypti. Dessa forma, quando o carro fumacê passar pela rua os moradores devem abrir portas e janelas para que o inseticida também circule no interior das residências.

Ainda segundo a Fundação Municipal, nos próximos 10 dias as zonas beneficiadas da cidade serão: zona Sul - Bela Vista, Lourival Parente, e Santo Antônio; zona Leste - São João, São Cristóvão e Morada do Sol; zona Norte - Alto Alegre, Nova Brasília e Nova Teresina; zona Sudeste – Dirceu II e Parque Poty.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o carro fumancê é recomendado apenas em locais em que há alto índice de infestação do Aedes aegypti e casos notificados da dengue, zika, Chikungunya. A Diretoria de Vigilância em Saúde municipal ainda informou que a capital até essa sexta-feira (01), possui mais de 1.200 casos de dengue confirmados clinicamente através de amostras dos exames enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI).

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, recomenda a população que em caso de suspeita de dengue é necessário que a pessoa procure imediatamente atendimento médico e esteja sempre hidratado.

“Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, alerta Amariles.

Facebook
Veja também