Viagora

Exército aumenta efetivo contra à dengue nas zonas Norte e Sul de Teresina

No início de maio, o Exército atuou na Avenida Frei Serafim, visitando 184 imóveis, o que resultou na eliminação de 65 focos do mosquito transmissor da dengue

Para acelerar as ações de Combate à Dengue em Teresina, o Exército aumentou o efetivo de militares nas ruas. Aumentando de 30 para 80 homens, os militares têm como missão visitar as residências em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

Segundo a Prefeitura de Teresina, o trabalho dos militares é resultado da parceria entre o Exército e a prefeitura, que foi firmada ainda em abril para intensificar as ações de combate ao mosquito. Para realizar a atividade, os militares passaram por um treinamento orientado pelo Centro Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaExército no combate à Dengue
Exército no combate à Dengue

No início de maio, o Exército atuou na Avenida Frei Serafim, visitando 184 imóveis, o que resultou na eliminação de 65 focos do mosquito transmissor da dengue. Também agiram no Residencial Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, ação que durou de sexta-feira (06) até a manhã dessa segunda-feira (09).

Ainda conforme a prefeitura, no período da tarde, os militares iniciaram a visita às residências do Bairro Nossa Senhora das Graças. Após o término, passarão para os Bairros Vale do Gavião e Porto do Centro.

“Em nome do Prefeito Dr. Pessoa, manifesto sinceros agradecimentos da nossa cidade ao Exército Brasileiro. Esse engajamento dos militares do 25° Batalhão de Caçadores na Operação de Combate à Dengue é de fundamental importância para obtermos os resultados que precisamos”, diz Edmilson Ferreira, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que coordena a Operação.

Segundo a prefeitura, na tarde desta terça-feira (10), será realizada uma reunião para que seja montado um comitê com representantes da SEMDUH, SAADs, Exército, SEMEC, SEMCOM, SEJUS e FMS para definir a programação semanal de limpeza e fiscalização.

“O Centro de Zoonoses (FMS), juntamente com a SEMEC, são os responsáveis pelo mapa epidemiológico das áreas mais afetadas e, portanto, mais urgentes. Por isso, eles definem quais as escolas que devem ser limpas primeiro pelas equipes de reeducandos da SEJUS e pelas equipes da CTA, que são gerenciadas pelas SAADs. O Exército e os agentes de endemias da FMS entram nas áreas mais afetadas, localizam e eliminam os focos e também realizam um trabalho de conscientização da população”, explica o coordenador.

Por: Matheus Santos

Facebook
Veja também