Viagora

FMS leva projeto Saúde ItineranTHE as comunidades rurais de Teresina

As regiões onde o projeto abrange primeiramente as regiões da comunidade Santa Luz, onde se objetiva atender cerca de 500 pessoas no próximo sábado, Campestre e comunidade Mama Mia.

Neste sábado (14) a Fundação Municipal de Saúde (FMS), levará ao Povoado Santa Luz, o projeto Saúde ItineranTHE, para realizar um mutirão de consultas e exames médicos. As atividades no local começarão às 8 horas da manhã e vão até as 15 da tarde de sábado.

Segundo a FMS, o projeto será levado as diversas comunidades de Teresina. Os serviços oferecidos pelo projeto consistem em consultas cardiológicas, urológicas, endocrinológicas, e cirurgia geral. Também serão ofertados exames de ultrassonografia, Eletrocardiograma, Testagem para sífilis e HIV em gestantes, Exames laboratoriais e mamografias.

Ainda segundo a Fundação Municipal de Saúde, as regiões onde o projeto abrange primeiramente as regiões da comunidade Santa Luz, onde se objetiva atender cerca de 500 pessoas no próximo sábado, Campestre e comunidade Mama Mia.

De acordo com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, os mutirões tem como objetivo diminuir as filas de espera de exames que foram se estendendo conforme a pandemia de covid-19 ocorria. “A crise enfrentada nos anos de pandemia com a suspensão temporária dos atendimentos ambulatoriais nos períodos de elevada taxa de transmissibilidade da covid-19 contribuíram para ampliar filas de espera por consultas e exames. Assim, a realização de mutirões se faz oportuno diante da necessidade de reduzir tais filas e melhorar a capacidade de resposta do sistema de saúde”, explica o médico.

Ainda conforme o presidente da Fundação municipal de Saúde, o projeto conta um veículo estruturado para a realização de exames. “Uma Carreta da Saúde estará no local, totalmente estruturada para a realização de mamografias. Os demais exames e consultas serão realizados nos pontos de apoio da comunidade, como UBS e escolas”, informa o presidente.

No mutirão também será ofertadas vacinas, além de ser realizado mensalmente pela FMS, de acordo com o numero de habitantes em ordem decrescente, ou seja, o Saúde ItineranTHE inicia suas atividades em comunidades com maior número de habitantes.

Facebook
Veja também