Mobilização contra abuso sexual infantojuvenil é realizada em Teresina
Segundo a Prefeitura de Teresina, a ação foi realizada nesta quarta-feira (18), na Avenida Frei Serafim, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
O Comitê Piauiense de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que faz parte a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social (Semcaspi), promoveu na manhã desta quarta-feira, (18), na Avenida Frei Serafim, uma mobilização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
Durante a mobilização, houve panfletagem e orientações aos motoristas e passantes sobre a importância de denunciar violências contra este público. De acordo com Allan Cavalcante secretário da Semcaspi é importante debater o tema em todos os lugares e para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Temos que tomar as ruas, as mídias, cada espaço para debater esse mal que é o abuso e exploração sexual infantil, para que a gente consiga mobilizar a sociedade, o poder público e todos os membros federativos para juntos somar forças. Nós temos os CRAS que oferecem total apoio a prevenção contra esse mal, por meio do Serviço de Convivência e do PAIF. Temos também os CREAS, que já atuam quando houve violação desse direito. Ainda temos os conselhos tutelares, que protegem nossas crianças e adolescentes. Ontem, tivemos um avanço dessa política pública, que foi a criação de mais dois conselhos tutelares, o que reforça esta política pública”, declara o secretário.
Para a coordenadora do Centro de Convivência Novos Meninos, Maria Valdenira Silva, o combate a esse problema não deve ser feito só na data de hoje, mas durante todo o ano. “É um momento de parar para refletir, mas sobre tudo compreender que o enfrentamento e o combate à exploração e o abuso sexual é durante o ano inteiro.”, ressalta.
Para um dos assistidos do projeto, Pedro Emanuel, a data é um momento de lutar pelos direitos da criança. “Diga não! Denuncie e vamos lutar, pois é um direito nosso como crianças, direito de brincar, de falar, de estar bem e não ser violado”, pontuou.
Prevenção nas escolas
A Conselheira do II Conselho Tutelar da Zona Sudeste, Renata Bezerra, fala da importância de as escolas trabalharem em conjunto na prevenção da exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
“É importante debater sobre esse problema, principalmente, nas escolas. Estou feliz de algumas escolas estarem participando dessa mobilização. A gente que trabalha de frente com esse problema notamos a necessidade dessa prevenção, estamos todos juntos em prol deste ato contra o abuso e exploração que não é para ficar só nessa data, mas sim na cabeça de todos.”, comenta.
Por Isadora Cavalcante.
-
OAB-PI solicita criação de Varas especializadas em Direito das Sucessões
O debate que ocorreu nessa sexta-feira (01), contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBFAM-PI) e da Comissão Nacional de Direito das Sucessões do Conselho Federal (DFOAB). -
MPF reabre inscrições para seleção de Serviço Voluntário em Corrente
O processo seletivo destina-se ao preenchimento de duas vagas para prestar serviços de assessoria ao procurador da República. -
PJe se torna único sistema processual do Judiciário piauiense
De acordo com o TJ-PI, a ação se configura como um avanço da gestão de tecnologia da informação do órgão, que visa tornar a prestação jurisdicional mais eficiente. -
-
Dr. Pessoa participa do primeiro dia do Arraiá Popular em Teresina
Além de proporcionar diversão aos cidadãos da capital o evento também tem como objetivo de arrecadar alimentos para serem doados a famílias carentes -
Promotoras querem solução para falta de professor no curso de medicina da UESPI
As promotoras de Justiça Carmelina Moura e Flávia Gomes definiram um prazo de 30 dias para solucionar os problemas apresentados pelos estudantes.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir