Viagora

Covid: Sete pontos de vacinação estarão abertos neste sábado em Teresina

A vacina infantil será ofertada no Hospital Universitário da Capital onde receberá crianças de cinco a 11 anos de idade.

Neste sábado (28), a Prefeitura de Teresina através Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará abrindo novos sete pontos de vacinação contra a covid, influenza (gripe), sarampo e outras doenças na capital. O propósito da ação é dar uma oportunidade para o público alvo sem disponibilidade durante a semana para garantir sua imunização.

A localização está divida conforme os diferentes públicos e vacinas ofertadas. No Teresina Shopping será ofertada a primeira e segunda dose a partir dos 12 anos e as doses de reforço para pessoas de 18 anos a mais. Já para a vacina da gripe, todos os grupos que têm direito ao imunizante.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraVacina AstraZeneca
Vacina AstraZeneca
A coordenadora da campanha de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, informa sobre a importância do intervalo entre a primeira a segunda dose infantis. “Chamamos atenção para o intervalo entre a primeira e a segunda dose infantis adotado atualmente, que é de 28 dias para a Coronavac e 21 dias para a Pfizer”. Ressalta Emanuelle.

A vacina infantil será ofertada no Hospital Universitário da Capital onde receberá crianças de cinco a 11 anos de idade. O atendimento será de 9h às 17h tendo duas vacinas disponíveis: Coronavac e a versão pediátrica da Pfizer – para primeira e segunda dose.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Parque Piauí, Porto Alegre, Parque Brasil, Santa Isabel e Renascença estarão abertas também no domingo (29), das 7h às 19h. Nestes locais, será ofertada não apenas a vacina contra a covid infantil, como também a vacina do sarampo (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos), gripe (para todos os grupos prioritários) e também outras vacinas do calendário de imunização.

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. No caso das crianças, elas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação.

Grupos profissionais com direito à vacina da gripe devem apresentar um documento que comprove seu vínculo profissional, e pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico comprovando sua condição. Para obter novo agendamento a FMS abre vagas no sitecom vagas que contemplam terceira dose (primeiro reforço) para pessoas de 18 anos e mais.

Por Isadora Cavalcante

Facebook
Veja também