Viagora

Sesapi participa da abertura do “Maio Amarelo”, em São Raimundo Nonato

Durante o evento foram apresentados dados do estado a respeito da segurança no trânsito entre eles os índices de mortos e feridos

Na manhã dessa sexta-feira (06), a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), participou do lançamento estadual da campanha “Maio Amarelo”, que aconteceu na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato.

A abertura da campanha contou com a presença de representantes da Sesapi; Strans; Detran; Polícia Rodoviária Federal (PRF); OAB; coordenadora do PVT de Piripíri e o secretário de Saúde de Piripiri. Durante o evento foram apresentados dados do estado a respeito da segurança no trânsito entre eles os índices de mortos e feridos, além de ações educativas sobre a segurança junto aos condutores que passavam no local.

Foto: Divulgação/Sesapi participa da abertura da campanha  Maio Amarelo
Sesapi participa da abertura da campanha Maio Amarelo

A campanha “Maio Amarelo”, foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança viária em 2014, e tinha o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os indicadores de trânsito, reduzindo o número de acidentes e consequentemente a quantidade de óbitos e feridos no trânsito.

Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, diz que a realização anual do evento é essencial para buscar a redução dos indicadores de óbitos no trânsito do estado. "Com esta abertura estamos buscando integrar todas as ações de órgãos responsáveis pela segurança e conscientização no trânsito. Com essa integração, teremos um trabalho mais efetivo em todos os âmbitos, atingindo melhor o nosso objetivo de redução de acidentes e dessa forma a redução de óbitos e de pessoas com sequelas", destacou a coordenadora.

Já Geraldo Rebelo, Coordenador geral das regionais de saúde, falou que a integração das atividades dos diversos órgãos leva mais qualidade para os trabalhos realizados no viés da educação no trânsito. "O Maio Amarelo e o Programa Vida no Trânsito são ações de saúde pública essenciais pra modificar os índices de pessoas acidentadas dentro do nosso sistema de saúde. Temos o orgulho de trabalhar essa temática com total apoio da nossa governadora Regina Sousa e do nosso secretário de estado da Saúde Neris Júnior", disse.

Alexsandro Lima, chefe da unidade regional de segurança viária da PRF, ainda destacou que os efeitos da campanha do Maio Amarelo são bem positivos e perceptíveis durante os trabalhos de fiscalização desempenhados pela PRF. "A PRF vem tendo um foco especial nesse trabalho de conscientização da sociedade civil organizada como prevenção dos acidentes de trânsito. Infelizmente nos ainda constatamos índices elevados de acidentes e óbitos em alguns locais. Em 2021 a PRF registrou 1135 acidentes sendo 418 deles de natureza grave, e dentre esses acidentes tivemos o registro ainda de 130 óbitos. Dessa forma, observamos a importância de continuarmos a fiscalização ostensiva que já vem sendo feita e de trabalharmos de forma integrada focando na educação do nosso trânsito, buscando a segurança da nossa população", destacou.

No evento, também estava presente o secretário de saúde de Piripiri, município onde o programa vida no trânsito já tem sido trabalhado. Gabriel Mauriz destacou que desde o início do programa foi perceptível os benefícios que os trabalhos de conscientização trouxeram para o trânsito do município.

Por: Matheus Santos

Facebook
Indicado para você
Veja também