Viagora

Atendimento à população de rua de Teresina aumenta 67% em 2022

Os serviços oferecidos pela Semcaspi à pessoa em situação de rua estão concentrados no Centro de Valorização para a População em Situação de Rua.

A Prefeitura de Teresina, através da Secretária Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), registrou nos últimos 5 meses, o aumento de 67% no número de atendimentos nos serviços oferecidos à pessoa em situação de rua na capital, comparado aos dados do mesmo período ano passado. Foram apontados em janeiro a maio de 2022, 7.327 atendimentos e em 2021 foram 4.392.

Os serviços oferecidos pela Semcaspi à pessoa em situação de rua estão concentrados no Centro de Valorização para a População em Situação de Rua e são: Centro Pop; Casa do Caminho; Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e encaminhamentos para refeição gratuita no Restaurante Popular de Teresina.

De acordo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, afirma que o aumento no número de atendimentos é reflexo das consequências da pandemia da Covid-19, na população de baixa renda.

“A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras dificuldades, como o aumento do desemprego, fechamento de empresas e altos preços dos alimentos e demais bens de consumo. Este cenário afetou, mais ainda, a população em situação de vulnerabilidade social e as pessoas que estão em situação de rua. O que pode ser comprovado o aumento no número de atendimentos. Apesar de uma pessoa ter recebido mais de um ou mais atendimentos, ainda assim é um número considerável”, afirma.

Cavalcante destaca que juntamente com o apoio dos Agentes de Proteção Social (APS), a Prefeitura tem intensificado a Busca Ativa dos públicos em situação de vulnerabilidade.

“O Prefeito Dr. Pessoa tem um olhar sensível ao público em situação de vulnerabilidade e, logo no primeiro ano de sua gestão, conseguiu inaugurar o Centro de Valorização para a População em Situação de Rua, o primeiro do Nordeste, voltado especialmente à população em situação de rua. Além disso, a intensificação do Busca Ativa por meio dos APS, tanto os que atuam no SEAS, com a população em situação de rua, quanto os que atuam nos CRAS, com as famílias em situação de vulnerabilidade. A procura espontânea também tem contribuído para ampliar o alcance da política de Assistência Social”, disse.

 O Centro De Valorização Da Pessoa De Rua fica localizado na Rua Clodoaldo Freitas, nº 1011, Centro/Norte, próximo ao Ginásio Dirceu Arcoverde, conhecido como Verdão.

BUSCA ATIVA

A Semcaspi orienta a população teresinense que ao se deparar com alguma pessoa ou família em situação de rua, informar a Gerência do Centro Pop, por meio do telefone: (86) 9559-5161, para que sejam tomadas as devidas providências.

“Com a Busca Ativa e pelas demandas que visualizamos e recebemos, nos aproximamos deste público para oferecer os serviços. É importante destacar que não podemos obrigar as pessoas a aderir ao serviço, mas sim apresentar o que eles têm direito e os Agentes de Proteção Social vão buscando convencer esse público, direcionando para a adesão”, pontuou Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi.

Por: Bruna Sousa

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Semcaspi

Facebook
Indicado para você
Veja também