Viagora

Alepi vai debater ampliação de cirurgias cardíacas pediátricas

A audiência pública visa ampliar atendimento em cirurgias cardíacas pediátricas no Piauí.

Nesta quarta-feira (22) às 09:30h, a Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública proposta pela deputada estadual Teresa Britto (PV) para ampliar atendimento em cirurgias cardíacas pediátricas no Piauí.

Segundo a parlamentar, o índice de bebês cardiopatas de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 27.282 a cada ano.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputada Teresa Britto
Deputada Teresa Britto

“Destas, cerca de 23 irão precisar de intervenção cirúrgica ou hemodinâmica ao longo da vida e, dentro deste grupo, cerca de 50% abaixo de um ano de idade. Considerando que o Piauí apresenta uma população de 3.289.290 habitantes e conforme dados de 2022 do Sistema de Informações dos Nascidos Vivos foram 45.134 nascidos vivos no ano de 2021, assim estima-se 451 novos casos/anos e uma necessidade de 361 procedimentos.” Informa a deputada.

A deputada, Teresa Britto, pediu que fossem convocados para a audiência o secretário de Saúde, Neris Júnior; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque; e os representantes dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde. Serão chamados também os diretores da Maternidade Evangelina Rosa, Maternidade Wall Ferraz, Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hospital da Unimed e Hospital e Hospital São Paulo.

Também devem estar presentes: representantes do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da OAB-PI, da Sociedade de Pediatria do Piauí, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de médicos cardiopediatras e cirurgiões cardíacos.

Facebook
Veja também